Você sabe qual animal tem as maiores orelhas do Mundo?

Se a sua resposta foi os elefantes, você está somente parcialmente correto.
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Você já parou para se perguntar qual criatura do mundo animal possui as maiores orelhas do mundo? Se a sua resposta foi os elefantes, você está somente parcialmente correto. Por mais que os elefantes africanos sejam os vencedores no quesito comprimento geral, eles ficam para trás quando o tema envolve proporção com o tamanho do corpo.

Segundo uma pesquisa feita pelo Museu Americano de História Natural, o animal com as maiores orelhas em relação ao seu tamanho é o jerboa-de-orelha-longa um dos mamíferos mais raros do mundo e que atualmente vive perigo de extinção. Medindo apenas 10 centímetros, em média, os minúsculos comedores de inseto podem ser encontrados nos desertos da China e da Mongólia.

Corpo pequeno, orelhas gigantes

As orelhas dos jerboas medem entre 3,8 e 5 centímetros, o que representa cerca de 40 a 50% do comprimento do seu corpo. Para comparação, as orelhas dos elefantes africanos medem em torno de 1,2 metro, o que seria equivalente a apenas 17% do comprimento do seu corpo (6 a 7 metros).

Em 2007, um jerboa-de-orelha-longa, que raramente são capturados em vídeo, virou notícia após ser gravado pela equipe da Sociedade Zoológica de Londres em uma viagem para o Deserto Gobi, na Mongólia. Na época, o líder da expedição e biólogo conservacionista Jonathan Baillie descreveu a criatura como “um Mickey Mouse do deserto”.

De acordo com os pesquisadores do Museu Americano de História Natural, é bastante comum que as criaturas com as maiores orelhas do mundo sejam encontradas em ambientes de clima mais quente, como é o caso dos elefantes africanos e dos jerboas.

Jerboa-de-orelha-longa

A função das orelhas do jerboa

Assim como outros mamíferos que vivem em lugares quentes e secos, as longas orelhas dos jerboas servem para ajudá-los a regular sua temperatura corporal. Como elas são órgãos altamente vascularizados, as orelhas conseguem provocar uma grande perda de calor em um curto período. 

Mas como isso funciona? As orelhas dos jerboas são grandes e bastante finas, contendo uma boa quantidade de minúsculos vasos sanguíneos. Então, enquanto o sangue circula por essa região do corpo, ele instantaneamente passa a liberar calor para o ar e mantém o corpo dessas criaturas em temperaturas confortáveis.

Quando o corpo de um jerboa está muito quente, seus vasos sanguíneos se expandem ainda mais na tentativa de liberar quantias maiores de calor. Por outro lado, esses mesmos vasos podem se contrair para mantê-los aquecidos durante a noite ou em dias frios.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.