Outubro é internacionalmente conhecido como o mês rosa, repleto de atividades sobre prevenção do câncer de mama. Em Itaipava, na região serrana do Rio de Janeiro, o Tamboatá sediará um evento inovador. O Viver BEM Eu Quero acontecerá no sábado, dia 07/10, das 9h às 12h e será voltado para toda a família.

Idealizada pelo Blog Viver Eu Quero em parceria com a casa de festas e diversas empresas, organizações e profissionais locais, a ação foi lançada com intuito de estimular o autoexame e contribuir para uma realidade mais positiva no que diz respeito ao rastreio, diagnóstico e tratamento da doença.

Mais de 20 parceiros estão reunidos na organização deste que promete ser o maior evento do Blog criado pela petropolitana Day Sant´Anna. Além dela fizeram parte da elaboração o empresário Marcelus Fassano, a dermatologista Roberta Perez, que oferecerá diversos procedimentos durante a ação e a maquiadora Rebecca Simas, que estará presente garantindo a ‘make’ de quem desejar.

“Desde que fui diagnosticada com câncer de mama, uma das perguntas que mais ouço é “ah, mas você tem algum caso na família, não é?”. Normalmente a pessoa acredita que só se tem o câncer de mama quando há o fator hereditário. Isso é um grande mito e se transformou na desculpa de muitas mulheres para postergar os exames de rastreamento. A maioria das pacientes que tiveram esse diagnóstico não possui nenhum caso na família, portanto, qualquer mulher que esteja na faixa etária de rastreamento deve manter os seus exames em dia. O câncer de mama descoberto precocemente tem enormes chances de cura.”, conta Day Sant´Anna, autora do Blog Viver Eu Quero.

Agendada logo para o início do mês (07/10), esta manhã rosa contará ainda com um elegante brunch, cerimonial, cobertura de fotógrafos e cinegrafistas profissionais, cama elástica, atividades infantis, esmalteria, design de sobrancelhas, sorteios, quick massage, dermatologia e serviços de estética. Haverá ainda, elaboração de ‘cartas da alegria’, que serão enviadas para pacientes. A programação é diversificada e oferece possibilidades para pessoas de todas as idades. Desde um quiz, com perguntas que visam esclarecer mitos em relação ao rastreamento e tratamento até um aulão de zumba, com direito a aquecimento inspirado no autoexame de mamas.

Todos os serviços serão oferecidos gratuitamente, de acordo com a possibilidade dos profissionais e a duração do evento. O encerramento ficará por conta da participação do cantor Gabriel Silva, que ficou conhecido nacionalmente pela participação no programa ‘The Voice’.

De acordo com a orientação da Sociedade Brasileira de Mastologia a mamografia anual é indicada para as mulheres entre 40 a 74 anos de idade, sendo acima de 75 reservada para aquelas que tenham expectativa de vida maior que 7 anos. É isto o que informa a médica radiologista Karuline Catein, também responsável pela elaboração do evento. Ainda segundo ela, dados epidemiológicos recentes apontam que o câncer de mama é uma doença de alta prevalência entre as mulheres no Brasil e em todo o mundo. “O câncer de mama não escolhe cor ou raça, podendo ocorrer em qualquer mulher, saber isso é importante para despertar em todas, a realização do rastreamento anual, independente de ter história familiar ou não”, alerta Karuline.

Para participar, basta realizar a inscrição através do site www.vivereuquero.com/outubrorosa até 06/10 e comparecer ao local na data e horário marcados, com 1 kg de alimento não perecível ou um lenço (tipo echarpe).

As vagas são limitadas e os 50 primeiros inscritos que chegarem ao local ganharão uma surpresa dos organizadores. Já as doações serão encaminhadas, respectivamente,  para a Associação Petropolitana de Pacientes Oncológicos (APPO) e para oBlog Viver Eu Quero, que possui uma campanha permanente de doação de lenços para mulheres que sofrem com os efeitos colaterais do tratamento, perdendo os cabelos, cílios e sobrancelhas.

Programação:

9h- Recepção e início do brunch (que ficará até o fim do evento)

9h20- Apresentação do evento e agendamento dos serviços

9h30- Aquecimento para a Zumba / Autoexame

9h40- Início da aula de Zumba

10h30- Quiz e entrega de prêmios

11h00-Sorteios

11h30- Participação do cantor Gabriel Silva

12h Encerramento

 

Serviço:

Evento: Viver BEM Eu Quero

Data: sábado, 07/10/2017, das 9h às 12h.

Local: Tamboatá

Endereço: Estrada União e Indústria- 12.360

Público: mulheres e a família toda

Entrada: Doação de lenço novo (tipo echarpe) OU 1 kg de alimento não perecível