Vídeo mostrando a rotina dos motoristas de ônibus trafegando pelas ruas da cidade é um alerta para as autoridades sobre a causa dos constantes atrasos nas viagens e também na quebra dos veículos.

A iniciativa da gravação do vídeo foi dos próprios funcionários da linha de ônibus 608 (T. Corrêas) que estão cansados de trafegar pelas ruas em condições alarmantes, tendo que aguentar o “sacolejo” do ônibus, o barulho dos vidros e ferragens, além de ouvir reclamações dos passageiros sobre os atrasos. Eles chegam a ser agredidos verbalmente, causando estresse extremo.

O vídeo foi gravado na Rua Promenade, em Nogueira, mas também há reclamações dos motoristas que circulam por outros bairros, como no Castelânea. Os buracos na Rua Sargento Boening estão preocupando moradores da região. Os motoristas de ônibus ameaçam não fazer o percurso completo, pois há grande possibilidade de quebra de peças, que, segundo eles, é custeada pelos próprios motoristas. Caso aconteça a interrupção do serviço de transporte na via (os ônibus seguirão até o BNH, ao invés de prosseguir até o ponto final), muitos moradores terão que caminhar por mais de um quilômetro, de ladeira íngreme, para chegar em suas casas, inclusive crianças, idosos e deficientes.

A Turb Petrópolis informa que já comunicou à CPTrans sobre a precariedade da via na região do Promenade, em Nogueira, que é atendida pela linha 608 – Calembe. De acordo com a empresa, o excesso de buracos na estrada prejudica a operação dos ônibus, provoca quebras e atrapalha a frequência de atendimento da linha. Com relação aos custos provocados pela quebra de equipamentos, a empresa esclarece que arca com todas as despesas que são geradas pelas más condições viárias.

Entramos em contato na semana passada (21/03) com a Prefeitura e relatamos a situação da falta de manutenção na Rua Sargento Boening, e eles informaram que estariam incluindo o local na programação de serviços da Secretaria de Obras. Retornamos o contato nesta quarta-feira, dia 28/03, alertando sobre a possibilidade da interrupção dos serviços de transporte, e somente após a publicação desta matéria a Prefeitura retornou enviando a mesma resposta anterior, que a Secretaria de Obras incluirá a manutenção da rua no cronograma. Confira a resposta:

A Secretaria de Obras realizou tapa-buraco no Sargento Boening no início de janeiro, mas vai incluir o local novamente na programação de serviços para receber manutenção viária.
A manutenção viária tem sido feita com frequência em diferentes bairros da cidade. No ano passado, a Secretaria de Obras realizou o serviço de tapa-buraco 439 vezes em mais de 250 ruas e a manutenção de calçamento ocorreu 359 vezes em quase 220 locais. Este ano, o trabalho já passou por Comunidade do Fragoso, Comunidade Florido, Alto da Serra, Centro Histórico, Estrada da Saudade, Secretário, Nogueira, Itaipava, Comunidade do Neylor, Caxambu, Morin, Vale do Carangola, entre outros. Também tem sido feito um trabalho temporário de melhoria das condições da Estrada União e Indústria“.

(matéria atualizada às 18:38)