Vereador quer multa para as empresas de ônibus e diz que vai ao MP por crime contra a saúde pública

A alta na ocupação dos leitos de UTI em Petrópolis levou à Prefeitura Municipal a adotar novas medidas restritivas contra a pandemia de COVID-19 na cidade. Entretanto, é no transporte público municipal que as imagens de aglomeração se repetem. Fruto da frota reduzida, os ônibus lotados tem deixado a população exposta em um dos momentos mais delicados da pandemia.

Foi este cenário preocupante que levou o vereador Yuri Moura a anunciar duas medidas: a entrega de um documento à CPTrans pedindo medidas administrativas e fiscalização imediata e uma denúncia junto ao Ministério Público por crime contra a saúde pública, promovido pelas empresas de ônibus.

No documento entregue à CPTrans, o mandato pede que a companhia, direta ou indiretamente, assegure o limite de passageiros por veículo, o retorno da frota e a higienização dos carros, bem como orientações aos rodoviários sobre as medidas preventivas contra à COVID-19. Além disso, pede que a fiscalização seja reforçada e que multas sejam aplicadas às empresas.

Já sobre a ação no MP,  justifica que, a redução das frotas, a falta de um planejamento adequado frente à pandemia e o não cumprimento dos protocolos de segurança, indicam omissão e descumprimento das medidas de proteção ao COVID-19, por parte das empresas de ônibus.

“Desde janeiro estamos levantando informações, denunciando, fiscalizando e lutando ao lado dos rodoviários. Mas as empresas de ônibus insistem em suas covardias. Estão mudando horários, linhas e expondo a população em ônibus lotados. Para piorar, a justiça autorizou que as empresas rodassem apenas com 50% da frota durante a pandemia, um absurdo, totalmente fora da realidade diária dos trabalhadores e trabalhadoras. É um atentado contra a saúde pública”, disse Yuri.

O mandato também abriu canais de denúncia e vem recebendo vídeos e fotos das aglomerações no transporte público. O principal canal para recebimento deste conteúdo é o Whatsapp (24) 99865-5050.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

veja também