Por Guilherme Nascimento Oliveira

 

Nessa semana terminam as eliminatórias europeias e sul-americanas, duas praças importantes do futebol mundial, fora as repescagens, a maioria já saberá se estará na Rússia no ano que vem ou se verá o principal torneio do futebol mundial pela televisão. Segue abaixo a lista de classificados por zona continental:

Ásia: Após três fases de disputa, classificaram-se os seguintes países: Japão, Arábia Saudita, Irã e Coreia do Sul, estão na repescagem a Austrália e a Síria, o vencedor deste confronto jogarão a repescagem internacional contra o quarto colocado das eliminatórias da CONCACAF.

África: A exemplo do continente asiático, a qualificação africana possuí três fases, no entanto, apenas dois países estão confirmados na Rússia no ano que vem: Egito e Nigéria, as disputas estão abertas entre os seguintes países: Tunísia, República Democrática do Congo, Marrocos, Costa do Marfim, Senegal, Burkina Faso e Cabo Verde.

CONCACAF: América Central, América do Norte e Caribe

A competição tem cinco fases, sendo a última o hexagonal decisivo para classificar seleções para a copa e indicar a disputante da repescagem, por lá México e Costa Rica confirmaram seu passaporte para o ano que vem, Estados Unidos, Panamá e Honduras brigam por uma vaga direta e outra para a repescagem.

Europa: No Velho Continente, tem time que já está confirmado na Rússia, outros confirmados na repescagem e gente sonhando em ter mais uma chance de chegar a copa, tendo se classificado as seleções da Alemanha, Polônia, Inglaterra, Espanha e Bélgica, disputas por vaga direta e repescagem entre: França, Suécia, Suíça, Portugal, Sérvia, País de Gales, Islândia, Croácia, Ucrânia e Holanda.

Confirmados na repescagem: Irlanda do Norte, Dinamarca, Eslováquia e Itália, com chance apenas se conseguirem chegar a zona de repescagem: Turquia, Bósnia Herzegóvina, Irlanda, e Holanda.

América do Sul: Uma das disputas mais emocionantes dos últimos anos, apenas o Brasil já carimbou seu passaporte para 2018, da segunda a sétima posição todos tem chance de entrar ou ficar de fora do próximo mundial: Uruguai, Colômbia, Chile, Peru, Argentina e Paraguai, saberão na terça se estarão na maior festa do futebol, se disputarão a repescagem ou ficarão de fora.

Sobre Guilherme Nascimento Oliveira

Guilherme Oliveira é o mais recente colaborador do Portal Giro, graduando em História na UNIRIO, foi atleta, jogador de futebol no Petropolitano Foot-Ball Club, no atua com mídia esportiva desde 2013, é repórter e comentarista de esportes diversos, principalmente no futebol e no automobilismo.