Foto: Getty Images

Veja o legado de Pelé, o maior jogador da história do futebol

Pelo Santos, Pelé marcou 1.091 gols
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Por Johnnata Joras

Edson Arantes Nascimento, mais conhecido como Pelé, passou por algumas equipes de futebol amadoras, e aos 11 anos de idade, Waldemar de Brito o convidou para o time que estava formando, o Clube Atlético de Bauru. Após isso, Waldemar percebeu o grande talento que Pelé tinha e o levou para o Santos FC.

Santos FC

Quando chegou ao Peixe, fez sua primeira partida na equipe profissional contra o Corinthians de Santo André, onde o Santos venceu por 7 a 1. Pelé entrou na segunda etapa e marcou o sexto gol.

Em 1957, aos 16 anos, Pelé já era titular e foi artilheiro do Campeonato Paulista, marcando 36 gols. Edson Arantes Nascimento atuou no Santos na maior parte de sua carreira, conquistando dez títulos estaduais, seis campeonatos nacionais, duas Libertadores e dois mundiais de clubes.

Em 1969, Pelé pelo Santos, marcou seu milésimo gol em uma partida contra o Vasco, em uma cobrança de pênalti, no Maracanã.

Pelo Santos, O Rei do Futebol em 1116 jogos, marcou 1.091 gols. Em 1974, se despediu do Peixe e se transferiu para o New York Cosmos.

Seleção Brasileira

Pelé é o jogador mais novo da história a ganhar uma Copa do Mundo. Com 17 anos e 8 meses, o Rei do Futebol foi campeão da Copa de 1958, na Suécia. Na ocasião, ele marcou seis gols e foi artilheiro do Brasil.

Na Copa do Mundo de 1958, os dirigentes esqueceram de enviar a numeração dos atletas brasileiros para a FIFA, por conta disso a entidade precisou defini-la. Dessa forma, Pelé recebeu a camisa 10, e por isso os jogadores mais habilidosos usam a camisa 10.

Edson Arantes Nascimento fez parte de uma das maiores e melhores equipes do futebol mundial: o esquadrão de 70. Além disso, ajudou a Seleção Brasileira a vencer três Copas do Mundo, direcionando o Brasil a glória do futebol mundial. Pelé marcou 95 vezes pelo Brasil.

New York Cosmos

Após 18 anos jogando pelo Santos e pelo Brasil, Pelé se transferiu para o New York Cosmos, dos Estados Unidos. A ida de Pelé para New York Cosmos foi para influenciar o país norte-americano a gostar de futebol.

O Rei do Futebol, em uma publicação feita em suas redes sociais, afirmou que para convencê-lo de ir para os Estados Unidos, o técnico do New York Cosmos disse: “Você pode ir para Espanha ou Itália e ganhar um título, mas você pode vir para o Cosmos e ganhar um país.”

Pelé marcou 1283 gols em 1363 jogos.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.