Foto: Reprodução

Veja a trajetória de Erasmo Carlos, símbolo da Jovem Guarda

Ele era conhecido como Tremendão nos tempos da Jovem Guarda
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Erasmo Carlos, nascido em 1941, foi um cantor e compositor brasileiro que fez muito sucesso nos anos 60, época da Jovem Guarda, ao lado de Roberto Carlos e Wanderléa. Foi um dos pioneiros no Rock no Brasil.

Erasmo se tornou a dupla mais importante de Roberto Carlos, compondo vários sucessos da música popular brasileira.

Erasmo e Roberto Carlos – Foto: Arquivo/GP

O Tremendão, como era conhecido desde os tempos da Jovem Guarda, nasceu no dia 5 de julho de 1941, no bairro Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro. O cantor foi criado com sua mãe, só conheceu o pai aos 23 anos.

Desde Jovem era muito envolvido com a música, principalmente com Rock, Eramos era colega de Tim Maia. Quando conheceu o empresário e apresentador Carlos Imperial, foi convidado para secretariar em seus trabalhos e morou em sua casa por um bom tempo.

Na época Erasmo e Roberto Carlos já se conheciam e saiam juntos e Carlos Imperial, que já era empresário de Roberto, contou uma vez que o cantor faltou a um show e Erasmo o surpreendeu e por quinze dias substituiu Roberto.

Em 1958, depois que a banda The Sputniks, do músico ArlênioLívio foi desfeita, Erasmo foi convidado para integrar um novo grupo vocal formado por Arlênio, Edson Trindade e José Roberto (o China). Antes denominado The Boys of Rock, por sugestão de Imperial, foi depois denominado “The Snakes”.

O grupo passou a acompanhar Tim Maia e Roberto e se apresentava em diversos programas. Em 1960, The Snakes gravou seu primeiro disco, pela Mocambo, um compacto simples com as músicas “Para Sempre” e “Namorando” de Carlos Imperial. No mesmo ano, lançou um compacto duplo.

Em 1961, lançaram um compacto simples com as músicas: “Adolescente Enamorado”, de Erasmo e Roberto, e “Brotos Na Cidade” uma versão de “The Girl From New York City”.

Em 1963, Erasmo saiu do Snakes e entrou para conjunto “Renato e Seus Blucapes, mas ficou por pouco tempo no grupo de Renato, pois em 1965 já estreava na TV Record, o programa Jovem Guarda.

Jovem Guarda

O programa Jovem Guarda foi exibido na TV Record de São Paulo entre os anos de 1965 e 1968, sob o comando de Roberto Carlos que tinha ao seu lado, Erasmo Carlos (o Tremendão) e Wanderléa (a Ternurinha), que logo se tornou campeão de audiência nas tardes de domingo.

Roberto Carlos, Wanderleia e Erasmo Carlos no programa Jovem Guarda – Foto: Divulgação / Record

O nome do programa se tornou um movimento musical que mesclava o comportamento e moda que ajudou a consolidar o rock no Brasil.

Carreira Solo

O primeiro grande sucesso de Erasmo Carlos foi a música “Festa de Arromba”, composta pela dupla Erasmo e Roberto, e lançada no primeiro disco do cantor, em 1965. Outro destaque do mesmo disco foi “Minha Fama de Mau”. Em 1966, lançou seu segundo disco solo “Você Me Acende”, que fez grande sucesso com a música título e com a faixa “Gatinha Manhosa”.

Durante a sua carreira, Erasmo lançou diversos hits como:

Vem Quente Que Eu Estou Fervendo (1967)

Sentado à Beira do Caminho (1980)

Pega na Mentira (1981)

Mulher (Sexo Frágil) (1981)

Mesmo que Seja Eu (1982)

É Preciso Saber Viver (1996)

Pra Falar de Amor (2001)

Mais Um Na Multidão (2001)

Amiga de Minha Mulher (2011)

Fonte: eBiografia

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.