O secretário de Obras, Ronaldo Medeiros, acompanhou nesta sexta-feira (02.11) os serviços de reconstrução no Atílio Marotti. O local passou por concretagem na noite de quinta (1º.11), com o objetivo de dar maior estabilização à área de deslizou em uma forte chuva no mês de março. O serviço teve início horas depois que a Defesa Civil interditou a passagem de veículos pesados, assim como coletivos, pelo local. A rua segue interditada até que seja finalizado o trabalho de estabilização.  A via foi sinalizada e dois agentes da CPTrans fazem a orientação do trânsito. Para facilitar o acesso à comunidade duas vans foram disponibilizadas para o transporte de moradores. O ônibus está fazendo parada na Av. Barão do Rio Branco, onde passageiros embarcam nas vans. Na segunda-feira (05.11), a Defesa Civil fará uma nova vistoria no local.

Também na segunda, o trabalho vai entrar na etapa de substituição das manilhas quebradas.  A obra de reconstrução teve início há 10 dias. Ela prevê a reconstrução da rede de captação de águas pluviais. Durante a vistoria desta sexta, foi constatado que outras manilhas estavam danificadas, o que só possível visualizar com início da movimentação da obra.

“Todas as medidas emergências foram tomadas e estou aqui com engenheiros da Secretaria, acompanhando esta situação. Com as intervenções, foi possível constatar manilhas 100% quebradas, provavelmente há anos, o que causou o descalçamento da rua dia após dia. Com a concretagem, a rua está mais estabilizada”, explicou Ronaldo Medeiros, que lembrou que a prefeitura está dando toda assistência aos moradores desde o primeiro momento da chuva. 

“Logo no primeiro dia após a chuva foi feito um desvio para evitar que continuasse a cair água no local, o que poderia causar novos deslizamentos. Com base no laudo da Defesa Civil, fizemos todo estudo técnico necessário para iniciar a obra de reconstrução, e continuamos acompanhando de perto para que tudo ocorra da melhor forma possível e fique pronto o quanto antes”, afirmou. 

Além do novo sistema de drenagem, também será feito um muro de gabião com uma cortina atirantada no local. O trabalho está sendo executado pela empresa MacPort Estrutura. 

Fonte: Prefeitura de Petrópolis