A Secretaria de Estado de Saúde prorrogou a Campanha de Vacinação contra Sarampo e Poliomielite até o dia 15 de setembro. O objetivo é aumentar a cobertura vacinal contra as duas doenças.

Até esta quinta (30), Teresópolis havia imunizado 5.687 crianças de 1 ano a menores de 5 anos. Isso representa uma cobertura de 67,8% do público alvo de 8.366 crianças. De acordo com o Ministério da Saúde, é o maior percentual entre as principais cidades da Região Serrana. Até o momento não foi definida nova data para o Dia D de mobilização no Estado do Rio de Janeiro.

O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, em 19 unidades de saúde municipais, na cidade e no interior. Pais e responsáveis devem estar atentos, pois só através da vacinação a criança fica protegida contra essas graves doenças.

Sarampo – Infecção viral que é grave para crianças pequenas, mas de fácil prevenção por meio de vacina. Os sintomas começam com febre acompanhada de tosse persistente, manchas vermelhas na pele, irritação ocular e corrimento no nariz. Pode causar infecção nos ouvidos, pneumonia e convulsões. No limite, a doença provoca lesão cerebral e morte.

Poliomielite – Também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus Pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total, atingindo tanto crianças quanto adultos. Entre os sintomas estão febre, dor de garganta e de cabeça, vômito, mal-estar, dor nas costas ou rigidez muscular, principalmente nos membros inferiores.

POSTOS DE VACINAÇÃO:

PSF Granja Guarani
PSF Beira Linha
PSF Araras
PSF Rosário
PSF Perpétuo
PSF Barra
PSF Pimenteiras
PSF Meudon
PSF Fonte Santa
PSF Quinta LebrãoPSF Vargem Grande

PSF Venda Nova
PSF Granja Florestal
CES Várzea
Centro Materno Infantil

UBS Albuquerque
UBS Bonsucesso
UBS Vieira
UBS Pião