Diante do anúncio dos petroleiros de greve por tempo indeterminado a partir de quarta-feira, (30.05) a prefeitura, que reúne de forma permanente em um ‘ Gabinete de Crise’ o poder público, concessionárias de serviço, empresas de coleta de lixo e transportes, manterá o racionamento de combustíveis. Ao mesmo tempo, a meta é fazer chegar à cidade, inclusive com recurso de escolta, mais tanques com combustível, em especial óleo diesel. O objetivo é que o combustível que já chegou para ônibus e coleta de lixo seja estendido pelo maior número de dias possível.

“O transporte de combustível é feito inclusive de madrugada e o acompanhamento está constantes. Estoque são medidos e calculados, há redistribuição entre empresas de serviços e até mesmo o apoio das empresas ao poder público, na cessão de diesel, por exemplo, para as ambulâncias. A palavra de ordem é cooperação e Petrópolis está sendo bem sucedida neste sentido”, afirma o prefeito Bernardo Rossi que está conduzindo o Gabinete de Crise.

Nesta terça (29.05), ônibus estarão com 70% da frota nas ruas; coleta de lixo está com totalidade de 24 caminhões nas ruas; hospitais e postos de saúde continuam com atendimento normal e escolas ainda terão aulas suspensas.

“O racionamento é necessário frente à instabilidade na liberação das vias e aos novos elementos como a anunciada greve dos petroleiros. Mas o acompanhamento é permanente e as medidas podem ser alteradas a qualquer momento para adaptação ao cenário nacional de liberação das rodovias e novas informações sobre greve”, completa o prefeito Bernardo Rossi.

Confira o funcionamento dos serviços nesta terça (29.05)

Ônibus

O transporte público de Petrópolis vai operar nesta terça-feira (29.05) com horário de sábado, ou seja, com 70% da frota nas ruas. Apesar das empresas terem recebido óleo diesel nesta segunda, o racionamento tem o objetivo de permitir o abastecimento possa se normalizar até o fim da semana e o sistema continue atendendo a população. Uma nova avaliação será feita nesta terça para determinar como será a operação na quarta-feira (30.05).

Aulas na rede municipal

As aulas da rede municipal estarão suspensas novamente nesta terça-feira (29.05). O combustível dos 19 ônibus escolares (cerca de 700 litros) foi direcionado para as ambulâncias, mantendo este atendimento regularmente. Além disso, a suspensão das aulas vai evitar que os alunos fiquem sem transporte e acabem mais tempo fora de casa.

Saúde

Os atendimentos em hospitais, postos de saúde e UPAs estão normais. A direção do Hospital Alcides Carneiro (HAC) remarcou 25 cirurgias eletivas que estavam agendadas para esta semana. A medida de contingência é para evitar possível desabastecimento, em caso de cirurgias de emergência, em função da paralisação dos caminhoneiros em várias regiões do país. As intervenções cirúrgicas estão sendo reagendadas por ordem de prioridade, com avaliação caso a caso.

Coleta de lixo

A frota de caminhões que faz a coleta de lixo foi reabastecida nesta segunda-feira (28.05) e a previsão é que o serviço ocorra normalmente nesta terça, com 24 caminhões, totalidade da frota.

Defesa Civil

Os veículos do setor operacional da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias estão abastecidos desde a semana passada e possuem reserva suficiente para o atendimento emergencial e também para a entrega de remédios. Os carros do setor administrativo, permanecem recolhidos no pátio da Secretaria, com o combustível restante reservado para questões prioritárias.

Repartições públicas

Todas as repartições públicas continuam funcionando normalmente, com a frota de carros administrativos estará 100% recolhida aos pátios (com exceção de Saúde, Defesa Civil e Assistência Social), com o combustível restante reservado para questões emergenciais, preferencialmente da Saúde.