Urban Hacking será neste sábado e movimenta o Parque Municipal

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Itaipava tem, cada vez mais, voltado a ter destaque nas ações realizadas no município quando o assunto é turismo. Exemplo disso, neste sábado (22.09), atividades que pretendem promover a interação entre moradores e visitantes vão ocupar espaços como o Parque Municipal, o Hortomercado e cinco shoppings da região, dentro da programação do Urban Hacking. O evento é realizado pelo Sebrae/RJ, em parceria com o Petrópolis Convention & Visitors Bureau e a prefeitura, através da Turispetro e do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), e faz parte das ações do Projeto Destinos Turísticos Inteligentes (DTI).

Ao longo de todo o dia, haverá ações de lazer, cultura, economia criativa e entretenimento, a partir de 9h30. No Parque Municipal, que abrigará a maior parte da programação, o público vai poder contar com apresentações musicais, inclusive com coral, além de capoeira, dança, contação de histórica, lançamento de livro, plantio de mudas, entre outros. Quem estiver no Hortomercado Municipal vai poder provar as delícias da região, com uma degustação. Além disso, as atrações também estarão nos shoppings: Vilarejo, Arcádia Mall, Itaipava, Estação Itaipava e Itaipava Center – e contarão com a participação de cerca de 60 empresários e profissionais de diversas áreas.

“Temos olhado cada vez mais para Itaipava, ouvindo o empresariado local, os moradores. Realizamos melhorias no Parque e estamos com diversos projetos para o local, além de fortalecermos os eventos na região, em parceria com a iniciativa privada. O Urban Hacking é mais uma importante ação para o distrito”, destaca o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

O tema do evento é “Sinta Itaipava”, uma edição inédita, acontecendo em sete lugares simultaneamente, com atividades gratuitas nas áreas de história e cultura, bem-estar, sustentabilidade, gastronomia, experiências sensoriais, moda e atratividade turística. “É fundamental que a cultura esteja nos quatro cantos da cidade. Temos procurado descentralizar as ações e levar programação também para os distritos, como no caso de Itaipava”, frisa o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Leonardo Randolfo.

 “Itaipava terá de forma inédita um evento idealizado e organizado por centenas de mãos. São instituições e empresários unidos para o resgate da nossa história, divulgação do que temos de melhor em atrativos e para a melhora da autoestima da nossa gente. Será um dia festivo que marcará o início de um novo momento para todos que amam Itaipava”, completa Samir El Ghaoui, presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau

Parque Municipal é destaque na programação

O Parque Municipal, em Itaipava, terá atrações durante todo o dia. Lá funcionará o Desk Turístico, com informações sobre a região; o espaço Vista Itaipava, onde o visitante terá uma experiência de moda, com orientações de profissionais sobre estilo e moda sustentável; o Bem Viver Itaipava, com mostra da diversidade de terapias e técnicas holísticas da região, levando ao público a experiência do bem-estar. Além disso, também estará um espaço para experiências sensoriais com a criação de um Labirinto Sensorial e de um Jardim dos Sentidos, que pretendem propiciar aos visitantes “Sentir Itaipava”. Haverá ainda espaço criado para homenagear o Vale dos Gourmets, com oficinas com chefs renomados.

Nos shoppings haverá oficinas gastronômicas, exposição de produção orgânica e artesanal, oficina de bordados, treinão de corrida, degustação de vinhos, dança, música, entre outros.

Segundo a coordenadora Regional do Sebrae/RJ em Petrópolis, Cláudia Pacheco, o evento faz parte das ações do Programa Destinos Turísticos Inteligentes, fomentando e articulando, junto às lideranças locais, ações que possam melhorar o ambiente de negócios das pequenas empresas. “E o Urban Hacking é uma ação de sustentabilidade dos destinos turísticos, que tem como objetivo interagir e integrar a comunidade local nas atividades turísticas da cidade em parceria com o empresariado local, o poder público e outros parceiros do trade turístico”, ressaltou.

A programação completa está disponível no site: http://www.destinosinteligentesrj.tur.br

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.