UPA Cascatinha volta a atuar como UPA Vermelha

A unidade vai funcionar com 18 leitos, sendo 14 de UTI e 4 de clínica médica.

Por conta do aumento do número de internações por Covid-19, a UPA Cascatinha voltará a atuar como UPA Vermelha, o que torna a unidade exclusiva para o tratamento da Covid. A unidade vai funcionar com 18 leitos, sendo 14 de UTI e 4 de clínica médica.

O ponto de apoio para atendimento de pacientes com sintomas de covid-19 montado ao lado da UPA seguirá funcionando normalmente, com médicos 24h.

Com isso, pacientes que precisem de atendimento de emergência não covid devem se dirigir à UPA Centro, UPA Itaipava ou Pronto Socorro do Alto da Serra. Já os pacientes com sintomas de covid devem se dirigir aos pontos de apoio, que funcionam ao lado da UPA Cascatinha (24h), no primeiro andar do Hospital Municipal Nelson de Sá Earp (HMNSE) e ao lado da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Itaipava (estes pontos contam com médico das 8h às 20h e enfermeiros 24h).

“Este redimensionamento da rede é necessário para que a cidade consiga atender a demanda que está surgindo. Hoje, além de atender os pacientes da cidade, nossa rede recebe também pacientes de fora. Isso porque a regulação de leitos para covid-19, por lei, é atualmente feita pelo Estado, que busca as vagas e direciona os pacientes. A prioridade é sempre do morador da cidade, mas precisamos estar prontos para um aumento da demanda”, disse o secretário de Saúde Aloisio Barbosa da Silva Filho.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

veja também