Unidade móvel do Sesc RJ oferecerá mamografia e Papanicolau gratuitos em Teresópolis

Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher vai ser inaugurada na Praça Olímpica na quinta-feira (5/8). Exames podem ser agendados nas unidades de saúde do município por mulheres das faixas-etárias indicadas ou por aquelas que tenham requisição médica do serviço público.
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

A Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher, veículo equipado com moderna tecnologia para exames de mamografia e preventivo do câncer de colo de útero (Papanicolau), já está em Teresópolis, onde será instalada a partir de quinta-feira (5/8). A chegada da estrutura na cidade, viabilizada por meio de uma parceria com a Prefeitura Municipal e apoio do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio), será celebrada em cerimônia na Praça Olímpica Luís Camões, onde a unidade está estacionada. Participarão membros da diretoria da Fecomércio RJ, Sesc RJ, Sincomércio e autoridades municipais.

A Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher funciona em um caminhão de 9mx3m dividido em duas salas, uma equipada com mamógrafo e outra com mesa ginecológica para realização do Papanicolau. Ela operará até meados de dezembro como um braço do sistema municipal de saúde. Mulheres nas faixas etárias recomendadas para os exames – 50 a 69 anos, para mamografia, e entre 25 e 64 anos, para o Papanicolau – podem agendá-los em postos de atenção básica do município. As mulheres que estão fora dessas faixas-etárias também podem agendar o serviço, desde que tenham requisição médica proveniente do serviço público.

Após realização do exame de mamografia, as imagens de Raio-X são remetidas via online ao Hospital de Câncer de Barretos (SP), também conhecido como Hospital de Amor. A instituição, que é referência nacional no tratamento do câncer, faz o laudo e o encaminha à Secretaria Municipal de Saúde, que, por sua vez, realiza a devolutiva aos pacientes. O Sesc RJ estima fazer cerca de 1.500 Papanicolau e 1.500 mamografias no período.

Resultados prontos em até 30 dias

A intenção é que os resultados de ambos os exames fiquem prontos em até 30 dias, sendo que esse trâmite mais rápido é um dos grandes diferenciais da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher. Tradicionalmente, em razão do déficit desses equipamentos e da grande demanda, há casos em que mulheres aguardam de 3 a 9 meses para obter o laudo após a realização dos exames. A detecção precoce do câncer de mama é considerada fator primordial para a cura da doença. Confira abaixo os horários de atendimentos.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.