Foto: © Carlos Gibaja / Gov. do Ceará

Unidade de AVC do Hospital Regional Norte vai beneficiar população de 55 municípios

A unidade de saúde começou a funcionar nesta sexta-feira (28)
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

O Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, conta agora com um setor especializado em cuidar de casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A unidade, entregue pela governadora Izolda Cela, conta com 10 leitos de AVC Agudo, 10 de AVC Subagudo e 3 leitos de enfermaria clínica cirúrgica, e já começou a funcionar nesta sexta-feira (28). Também participaram da inauguração a vice-prefeita de Sobral, Christianne Coelho; o secretário da Saúde do Ceará, Carlos Hilton Soares; profissionais de saúde do HRN e outras autoridades.

A governadora pontuou a importância de ofertar um serviço 24 horas por dia, sete dias por semana, e que atenderá a 55 municípios da região. “A implantação de uma unidade para tratamento de AVC é muito importante para cobrir uma demanda de Saúde para Sobral e região. Para garantir a cobertura necessária, sendo essa uma doença que é tempo-dependente. Ou seja, é necessário a pessoa ser socorrida no menor tempo possível para ter mais chance de salvar a vida e também de evitar sequelas”, explicou.

O serviço funciona com neurologistas de plantão e equipe treinada para o atendimento a esse perfil. Há ainda a disponibilidade de exames de imagem para identificar lesões, além de procedimentos com equipamentos e técnicas antes disponíveis apenas em Fortaleza. O HRN já conta com o serviço de neurocirurgia para 55 municípios da Região de Saúde. A nova estrutura possibilitará acompanhamento e monitorização mais rigorosas dos pacientes, com redução do tempo de internação e dos riscos de complicação clínica, além de reabilitação mais ágil.

“É um centro médico de extrema importância. Nosso HRN acaba sendo pioneiro com esse serviço de saúde tão essencial para a população, e que atenderá toda a região, com 55 municípios atendidos”, reforçou o titular da Saúde do Ceará, Carlos Hilton Soares.

Os pacientes chegarão à unidade via Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) ou pela emergência do HRN. A equipe multidisciplinar do serviço conta com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas e fonoaudiólogos.

O coordenador médico da unidade de AVC, Dr. Espártaco Ribeiro, ressalta a importância de proporcionar essa especialidade no HRN. “Recebemos um centro de cuidados e aqui vamos tratar de forma adequada os pacientes em recuperação de AVC. Vamos fazer atendimentos que possam prevenir, reverter e recuperar ao máximo os pacientes propensos ao AVC, uma das principais causas de morte no Brasil “, apontou.

Tratamento especializado

A Unidade de AVC do HRN conta com investimento mensal de aproximadamente de R$ 1,7 milhão. O serviço vai proporcionar a implementação de procedimento de trombólise endovenosa, tratamento mais eficaz para o AVC isquêmico quando realizado nas primeiras 4 horas. O AVC isquêmico corresponde a 85% de todos os casos. E vai ainda realizar tomografia e atendimento inicial por neurologista aos pacientes com AVC em janela de primeiras horas (isquêmico).

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.