Uma quarta-feira com o melhor da música em eventos gratuitos durante o 18º Festival de Inverno de Petrópolis

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Os apreciadores dos “Concertos ao Meio-Dia” que acontecem no Museu Imperial durante o 18º Festival de Inverno de Petrópolis, promovido pelo Instituto Dell’Arte, vão se encantar com a apresentação desta quarta-feira, 11 de julho, quando os solistas João  Elias e Lígia Moreno, em versão orquestral de Erika Ribeiro, reúnem seus talentos para interpretar composições de Rachmaninoff e Prokofieff, em Os Mais Célebres Concertos em Versão a 2 Pianos. Homenageando o centenário de Jacob do Bandolim, na série “Herdeiros de Jacob”, quem sobe ao palco para executar o segundo concerto em “SESI Cristal”, no Palácio de Cristal, às 20h30m, é o bandolinista Déo Rian. No Cuba Pub, na Série “Música na Serra”, quem se apresenta é o duo João Vicente & Bebel Nunes, às 21h30m. A entrada é franca em todos os eventos.

Tradição mantida, a “Campanha da Solidariedade” está presente também nesta edição. A campanha tem como objetivo arrecadar alimentos não perecíveis para instituições carentes. Pede-se a doação de um alimento como ingresso nos espetáculos programados.

 

Os pianistas

João Elias é considerado um dos pianistas mais talentosos e experientes da nova geração do país. Ingressou no Conservatório Brasileiro de Música do Rio, aos 12 anos. Vencedor do III Concurso Nacional de Piano Jovem Destaque, recebeu também na ocasião o título de “Revelação do Piano”. Conquistou o primeiro lugar no 16º Concurso Nacional de Piano Arnaldo Estrella.  Em 2011, venceu o “Concurso para Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica”, da Escola de Música da UFRJ e o “X Concurso Nacional de Piano Villa-Lobos”, em 2013. Com importantes professores, participou de diversos Master Classes, entre eles: Luiz Carlos de Moura Castro (Brasil) Fernando Corvisier (Brasil) Fany Solter (Brasil), Geir Braaten (Noruega) Richard Raymond (Canadá), Thomas Mastroianni (EUA), Markus Stange (Alemanha) e Olga Kiun (Rússia/Brasil). Atualmente estuda com orientação de Myrian Dauelsberg.

A solista, camerista e professora Lígia Moreno, recebeu prêmios em vários concursos nacionais e internacionais. Estuda piano desde os cinco anos de idade. Em 2004, concluiu o bacharelado em Piano pela Universidade de Brasília. Sua primeira apresentação aconteceu com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, onde até hoje é convidada a participar como solista. Por indicação de Cristina Ortiz, Lígia Moreno foi a única pianista brasileira a receber bolsa para estar no III International Piano Festival, em Oxford, Inglaterra, onde participou de master classes com Oxana Yablonskaya, Malcolm Troup, Menahem Pressler e Michael Young. Dois anos depois conquistou o 1º lugar no II Concurso Internacional Grieg-Nepomuceno, promovido pela Embaixada da Noruega. Como parte do prêmio, realizou uma tournée pela Noruega, realizando recitais nas cidades de Oslo e Bergen. Apresenta-se em importantes salas de concertos no Brasil e no exterior, sempre com sucesso de público e crítica. Realizou recitais na França, Espanha, Inglaterra, Dinamarca, Holanda e Grécia.

Foi com Ivone Bandmal que Kátia Balloussier iniciou os seus estudos musicais, passando depois a trabalhar com orientação de Myrian Dauelsberg e Telmo Côrtes. Graduada pela Escola de Música da UFRJ e mestre em piano pela mesma instituição,  somam em seu currículo sete premiações em primeiro lugar em Concursos Nacionais de Piano, com destaque para o do Arnaldo Estrella, em 1982, na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. Ao lado de renomados músicos nacionais e internacionais, desenvolve amplo trabalho como camerista. Atua em master classes e festivais como pianista acompanhadora. É pianista da UNIRIO e responsável pelo acompanhamento das classes de canto, cordas e sopros. Participou de concertos com a Orquestra Sinfônica Brasileira, a do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e com a da Orquestra Petrobras Pró-Música, tocando piano e celesta.

Considerada uma das artistas mais expressivas de sua geração, por sua extraordinária musicalidade e espontaneidade em suas interpretações, a pianista Erika Ribeiro cursou a Escola de Música de Piracicaba e a Universidade de São Paulo, onde concluiu o Mestrado em Música, sob orientação de Eduardo Monteiro. Por 2 anos estudou na tradicional Hochschule für Musik “Hanns Eisler”, em Berlim, na Alemanha. Venceu dez concursos nacionais de piano, entre eles o II Concurso Nelson Freire. No currículo, atuações, entre outras, nas orquestras: Filarmônica de Gais (Portugal), Filarmônica de Kalisz (Polônia) e Orquestra Sinfônica Brasileira. É professora da UNIRIO, e assumiu a cátedra de Piano, Música de Câmera e Recital.   

 

O bandolim de Déo Rian

No segundo concerto da série “Herdeiros de Jacob”, com direção do ator e diretor Haroldo Costa idealizada para comemorar o centenário do compositor e instrumentista Jacob do Bandolim, quem comanda a festa é o bandolinista Déo Rian esbanjando o seu admirável o domínio técnico. O músico é um dos mais respeitados solistas do Brasil. Admirador de Jacob do Bandolim freqüentou assiduamente a casa e o arquivo do compositor. É um dos sucessores de Jacob. São vários os LPs e CDs de sua autoria. A convite da RCA Victor gravou um disco em 1969 só com temas de Ernesto Nazareth. Em 1980 lançou o disco “Inéditos de Jacob do Bandolim”, com a participação de Rafael Rabello e Darly do Pandeiro, através do selo Eldorado. Resgatando o repertório histórico lançou o “Inéditos de Jacob do Bandolim 2”. O CD “Delicatesse”, com obras de Chopin, Schubert e Brahms, com versão em choro chega em 1993. “Alma Brasileira – Déo Rian Interpreta Valsas” e “Déo Rian 70 anos”, são os trabalhos mais recentes. Suas apresentações percorreram o Brasil, passando pelo Chile, até o Japão. É um pesquisador e divulgador da história do Choro.

 

João Vicente e Bebel Nunes em Música na Serra

Com uma trajetória de 16 anos de palco, o duo João Vicente & Bebel Nunes, interpretam um variado repertório da MPB, pop rock nacional e internacional. O violonista, guitarrista e arranjador João Vicente é um amante do jazz e bossa nova. João Vicente atua como músico há 20 anos e dá uma repaginada na harmonia original das canções improvisando nas linhas melódicas ou em chord solos em acompanhamento com o tradicional walking bass. Com sua doce voz, Bebel Nunes, ecoa um novo tom às canções, sobrepondo o moderno com o clássico. Participou do coral da Universidade Católica de Petrópolis e inclui em seu currículo apresentação com Frejat (Barão Vermelho), no Teatro Ipanema, ecoa um novo tom às canções, sobrepondo o moderno com o clássico.

18º Festival de Inverno de Petrópolis é promoção do Instituto Dell’Arte em parceria com a Fundação CESGRANRIO e SESI. Apoio da Prefeitura Municipal de Petrópolis, TurispetroSecretaria de Turismo, Secretaria de Educação e Instituto Municipal de Cultura e Esporte, patrocínio de Águas do Imperador e correalização Stretto, Ministério da Cultura/Governo Federal. 

 

18 º Festival de Inverno de Petrópolis/Dell’Arte 

6 a 15 de julho de 2018

 

SERVIÇO

11 de julho, quarta- feira, 12h

“Concertos ao Meio-Dia” – Os Mais Célebres Concertos em Versão a 2 Pianos

Solistas: Lígia Moreno & João Elias

Versão orquestral: Erika Ribeiro

Concertos: Rachmaninoff no. 3 e Prokofieff no. 3

Local: Museu Imperial – Cineteatro

Rua da Imperatriz, 220 – Centro

Tel: (24) 2233-0300

Capacidade: 150 lugares

Acesso para deficientes

Entrada franca                          

 

11 de julho, quarta-feira, 20h30m

“SESI Cristal Jazz”

“Herdeiros de Jacob”

Homenagem ao centenário de Jacob do Bandolim

Déo Rian, bandolinista

Local: Palácio de Cristal

Rua Alfredo Pachá, s/n – Centro

Tel: (24) 2247-3721

Capacidade: 250 lugares sentados

Não possui estacionamento

Acesso para deficientes

Entrada franca

 

11 de julho, quarta-feira, 21h30m

“Música na Serra”

João Vicente & Bebel Nunes

Local: Cuba Pub

Av. Piabanha, 191 – Centro

Tel: (24) 2243-0821

Entrada franca

 

Entrada franca – Pede-se a doação de 1 alimento não perecível em prol da Campanha da Solidariedade

 

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.