“Uma Espécie de Família”, de Diego Lerman, eleito o Melhor Filme pelo Miami Film Festival, pode ser visto nos cinemas brasileiros.  Distribuído pela Pandora Filmes e co-produzido pela Bossa Nova, o longa aborda questões ligadas ao desejo pela maternidade e vai além delas, ao observar as protagonistas Malena (Bárbara Lennie) e Marcela (Yanina Ávila) e refletir sobre os limites de cada um.

O filme, que retrata a adoção ilegal em Misiones, na fronteira do Brasil com a argentina, foi produzido pela El Campo Cine em coprodução com a Bossa Nova Films, contemplada no edital de coprodução do Fundo Setorial do Audiovisual para Brasil e Argentina. O roteiro é assinado por Lerman em parceria com María Meira.

O longa também conquistou o Prêmio de Melhor Filme no Festival Internacional de Chicago e o Prêmio de Melhor Roteiro do Festival de San Sebastián. Foi exibido na Mostra de São Paulo (Perspectiva Nacional 2017) e ainda passou por outros Festivais, como o Philadelphia Film Festival, Toronto, Biarritz, CPHPIX e BFI.

Tem como protagonista a espanhola Bárbara Lennie, conhecida por filmes como “A Pele que Habito” (2011), de Pedro Almodóvar, e “A Garota de Fogo” (2014), de Carlos Vermut, pelo qual conquistou prêmios como o Goya de Melhor Atriz. Bárbara também estará no elenco de “Todos los Saben”, novo filme de Asghar Farhadi, ao lado de Penélope Cruz, Javier Bardem e Ricardo Darín.

A equipe tem os brasileiros Paula Cohen (atriz) e Marcos Pedroso (direção de arte); além de outros nomes como o polonês Wojciech Staron, vencedor de mais de 20 prêmios em Festivais como o de Berlim, pelo filme “El Premio” (2011), de Paula Markovitch.

 

Sinopse:

Malena é uma médica de classe média de Buenos Aires determinada a se tornar mãe. Ela viaja sozinha para o interior da Argentina com o objetivo de adotar um recém-nascido e, na viagem, confronta diversos limites morais que a fazem se questionar até onde é capaz de chegar para formar a família que deseja.

 

O diretor:

Diego Lerman estreou como diretor em 2002 com o longa-metragem “Tan de Repente”, que ganhou o Leopardo de Prata no Festival de Locarno, entre outros prêmios. Seu filme seguinte, “Mientras Tanto” (2006), participou da seleção oficial do Festival de Veneza. Em 2007, dirigiu o documentário “Serviços Prestados”, também apresentado no Festival de Locarno. Seus dois filmes seguintes, “La Mirada Invisible” (2010) e “Refugiado” (2014), foram exibidos na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes. Ele também dirigiu a série de televisão “La Casa” (2015).

 

UMA ESPÉCIE DE FAMÍLIA

(Una Especie de Familia) / Argentina, Brasil, França, Polônia, Alemanha, Dinamarca/ 2017, cor, 95 min., idioma: espanhol, som: Dolby Digital / Direção: Diego Lerman / Elenco: Bárbara Lennie (Malena), Daniel Aráoz (Dr. Costas), Claudio Tolcachir (Mariano), Yanina Ávila (Marcela) e Paula Cohen (Dra. Pernía) / Roteiro: Diego Lerman e María Meira / Fotografia: Wojciech Staron / Montagem: Alejandro Brodersohn / Edição de som: Rafael Millán / Direção de arte: Marcos Pedroso / Figurino: Valentina Bari / Maquiagem: Nancy Marignac / Seleção e preparação de elenco: María Laura Berch / Produção: Diego Lerman / Empresas produtoras: El Campo Cine, 27 Films Production, Bellota Films, Bossa Nova Films, Productora MG, Red Rental, Snowglobe Films, Staron Film, Televisión Federal (Telefe), com o suporte de Instituto Nacional de Cine y Artes Audiovisuales (INCAA)