A antropóloga e teóloga Lídice Meyer Pinto Ribeiro, pesquisadora de religiões, será a entrevistada da próxima segunda-feira, dia 19, do jornalista Moisés Rabinovici no programa “Um olhar sobre o mundo”, que vai ao ar às 21h45, na TV Brasil.

No bate-papo com Rabinovici, Lídice vai falar sobre a água nas citações bíblicas e sua importância como elemento simbólico e histórico para diferentes povos do mundo. Lídice Meyer é pós-doutoranda em Antropologia e História e doutora em Antropologia Social pela USP, além de mestre em botânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

No programa, ela explica os vários significados que a água ou a seca assumem como elementos para traduzir criação, morte, caos ou punição nos textos bíblicos e para diferentes povos do mundo. Lembra que a desertificação que hoje ocorre em vários pontos do planeta é citada na Bíblia como um castigo para o pecado que se pratica contra a natureza e que o apocalipse pela seca é uma hipótese bíblica.

Lídice fala ainda sobre o caráter extremamente religioso do sertanejo brasileiro que vive a seca com seus rituais e rezas para pedir chuva aos céus. Também nesta edição de “Um olhar sobre o Mundo” Rabinovici entrevista a ambientalista brasileira Cristina Mueller, observadora da ONU na África e que atualmente está no Sudão. De lá, ela relata as crescentes dificuldades que a população daquele país enfrenta para o abastecimento de água e o avanço do processo de desertificação do país.

O programa “Um olhar sobre o mundo” será exibido nesta segunda-feira, dia 19, 21h45, na TV Brasil.

Fonte: TV Brasil

Crédito da foto: Divulgação