Quem pretende disputar o título de melhor cuca da 29ª Bauernfest deve se apressar. As inscrições terminam na próxima quarta-feira (20.06). A Festa do Colono Alemão, que este ano acontece de 22 de junho a 1º de julho, no Palácio de Cristal e arredores, vai realizar o concurso no dia 23 de junho, às 16h, quando os candidatos apresentarão suas cucas para serem avaliadas pelos jurados. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE).

No ano passado, a vencedora foi a descendente de alemães Lea Guimarães, que este ano fará parte do corpo de jurados ao lado de quatro especialistas no ramo de confeitaria, gastronomia e padaria. Os candidatos precisarão passar por duas fases: na primeira será avaliado o aspecto visual e a apresentação da cuca. Os aprovados nessa fase passarão pela avaliação gustativa, quando serão analisados critérios como corte (o pedaço deverá permanecer o mais íntegro possível após o corte); textura e sabor da massa; textura e sabor do recheio; equilíbrio e harmonia entre os sabores; além do respeito às origens da receita.

“Essa é mais uma forma de incentivarmos a preservação da cultura germânica em nossa cidade. E a gastronomia é uma das principais heranças que os colonos nos deixaram”, destaca o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Leonardo Randolfo.

As inscrições para o concurso devem ser feitas até o dia 20 de junho, de 10h às 13h e de 14h às 17h no Instituto Municipal de Cultura e Esportes, que fica na Praça Visconde de Mauá, 305 (Praça da Águia), no Centro. O vencedor terá como prêmio um jantar com direito a acompanhante em um restaurante da cidade, que será divulgado no dia do evento.