Quem ainda não visitou a Mostra de Artes Manuais terá este último fim de semana para conferir o trabalho de 12 artesãos que têm como objetivo expor produtos com o que temos de melhor em Petrópolis. A exposição fica até o domingo (28.01), na Galeria Peter Brian Medawar, no Parque Municipal de Itaipava, e funciona de 9h às 17h. Desde o início do mês até agora, a mostra já recebeu cerca de 400 visitantes.

O destaque são os artesanatos feitos dos frutos da Sapucaia, árvore nativa do Brasil, e comum em Petrópolis, em locais como a Praça da Liberdade. A exposição ainda traz outros tipos de trabalhos, como patchwork, fuxico, pinturas em tela, pintura alemã, tricô alemão, nhanunduti, entre diversos outros. Segundo a responsável pelo evento, Eva Brandão, o movimento superou as expectativas.

“Temos recebido muitos turistas e muitos petropolitanos, que estão conhecendo agora a Supucaia, um produto da nossa região. Trouxemos até as castanhas dela para o público experimentar e as pessoas adoraram. Também temos diversos artesanatos feitos da Sapucaia, como casinhas de passarinho”, explica ela, lembrando que a mostra também está rendendo encomendas. “Recebemos aqui muitos empresários que se encantaram com os trabalhos e pediram alguns produtos por encomenda. Fizemos muitos contatos importantes”, completa Eva, que é artesã desde criança.

A exposição tem como objetivo valorizar os produtos de Petrópolis. Todos os artesãos são moradores da cidade e tiveram como foco os materiais encontrados aqui.

A Mostra de Artes Manuais funciona todos os dias, de 9 às 17h, na Estrada União e Indústria, 10.000. Todos produtos em exposição também estão à venda.

Fonte: Prefeitura de Petrópolis

Crédito da foto: Divulgação / Prefeitura de Petrópolis