Na 13ª edição da Ação Social no município, uma variedade de serviços foi oferecida para a comunidade do bairro Bela Vista e arredores, neste sábado (08.12). A população pode fazer a emissão da segunda via de documentos, recebeu atendimentos de profissionais da área de saúde, jurídica, de programas sociais, entre outros. O evento, realizado na Escola Paroquial São Francisco de Assis, contou ainda com o trabalho voluntários que realizaram o corte de cabelo em adultos e crianças. Essa foi a última ação de 2018 e cerca de 400 pessoas foram atendidas no sábado.

Com mais essa edição, foram mais de 12 mil pessoas atendidas. “Esse número é muito expressivo e mostra que a população tem aderido ao evento que visa facilitar o acesso aos serviços que o município oferece”, destaca o prefeito Bernardo Rossi. A Ação Social foi realizada das 9h às 14h e começou o atendimento logo pela manhã. A chuva não atrapalhou a participação da população, que se envolveu em todas as atividades oferecidas.

Famílias inteiras se deslocaram para receber os atendimentos direcionados a homens e mulheres de todas as idades. A cozinheira Julia Chazan, 34 anos, mora em Nogueira e aproveitou para levar a família toda. Foi fazer a emissão do documento de identificação do filho de um ano de idade, o Tom, que também aproveitou para fazer o primeiro corte de cabelo. “Eu vim para fazer o documento dele, mas vou cortar o cabelo e verificar as minhas taxas de glicose e minha pressão”, contou Julia, que aguardou o marido cortar os cabelos também.

O zelador Adjair Jorge Galdino Júnior, 36 anos, ficou contente com o novo visual do filho e aproveitou para se cuidar também. “Essa é a primeira vez que participo, a ação é muito importante para a comunidade, facilita muito o acesso à serviços que muitas vezes não conseguimos fazer durante a semana por conta da correria do dia a dia. Hoje aproveitei para cortar o cabelo e vou aproveitar outros serviços. É muito bacana”, destaca.

A ação contou com profissionais da rede pública do município, que deram orientações diversas. Na área social foram dados esclarecimentos sobre os serviços disponibilizados no município, feito o cadastramento em programas sociais, como o de habitação e emprego, dado o alerta sobre a questão da violência doméstica, entre outros. Os profissionais do Detran agilizaram a emissão de documentos, os da área jurídica prestaram esclarecimentos e os da saúde fizeram testes.

Além das aferições da pressão e da glicose, os profissionais realizaram o teste rápido para da detecção de infecções como as hepatites B e C, Sifilis e HIV/Aids. “Esse é um trabalho de fundamental importância para a comunidade. Aproxima o público da rede de serviços oferecidos e promove o acesso à saúde”, destaca o coordenador dos atendimentos de saúde durante a ação, Oswaldo Alberto Filho.

Com os bons resultados de adesão nos eventos da Ação Social pela cidade, a secretária de Assistência Social, Denise Quintella, destaca que para ano que vem os trabalhos vão continuar, buscando sempre atender todas as regiões. “Queremos cada vez mais beneficiar a população de todas as regiões, facilitando o acesso a todos os serviços que a rede pública oferece”, frisa Denise. Ao longo do ano, as ações percorreram as regiões Vale do Carangola, Oswaldo Cruz, Glória, Castelo São Manuel, Posse, Independência, Madame Machado, Vila Rica, 24 de Maio, Duarte da Silveira, Thouzet e Lopes Trovão.

Fonte: Prefeitura de Petrópolis