A Universidade Federal Fluminense (UFF) divulgou nesta terça-feira (05) o edital do Processo Seletivo de Transferência Facultativa para preenchimento de vagas ociosas nos cursos de graduação, modalidade presencial, para o primeiro e segundo período letivo de 2018. Em Petrópolis, a Escola de Engenharia da UFF, localizada no bairro Quitandinha, está oferecendo 10 vagas (cinco para cada semestre), para ingresso no curso de Engenharia de Produção.

A modalidade de Transferência Facultativa é voltada para os estudantes regularmente matriculados em outras instituições de Ensino Superior, mediante aprovação e classificação em concurso público e análise documental do cumprimento dos requisitos estabelecidos pelo Colegiado do Curso, obedecidos os critérios definidos pela legislação pertinente e pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEx) da Universidade Federal Fluminense.

Para preencher as vagas ociosas no curso de Engenharia de Produção, o aluno deverá ter cumprido, no mínimo, 600 horas da grade curricular do seu curso de origem. Os cursos de graduação de origem para transferência facultativa para o curso de Engenharia de Produção da UFF em Petrópolis são: Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Agronegócios, Engenharia de Petróleo, Engenharia de Produção, Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica, Engenharia Química, Ciência Ambiental, Ciência da Computação, Ciências Naturais, Computação, Estatística, Física, Física Computacional, Geofísica, Matemática, Matemática Computacional, Química, Química Industrial, Sistema de Informação, Tecnologia em Sistemas de Computação.

O valor da inscrição para este processo seletivo é de R$ 75,00. O formulário eletrônico de inscrição ficará disponível das 12 horas do dia 5 de dezembro até as 12 horas do dia 20 de dezembro de 2017 e deverá ser preenchido, exclusivamente pela Internet, via site da Coordenação de Seleção Acadêmica da UFF (COSEAC).

O procedimento de inscrição é de responsabilidade do candidato mediante o preenchimento do formulário eletrônico, que deverá ser impresso, assinado e entregue juntamente com os demais documentos exigidos no edital.

Outras informações, como isenção de taxa de inscrição e documentação exigida, podem ser conferidas no edital completo, através do endereço eletrônico http://www.coseac.uff.br/trm/2018/index.htm.

O curso

Com carga horária de 3.660 horas, a grade curricular do curso de Engenharia de Produção, oferecido pela Escola de Engenharia de Petrópolis (UFF), está dividida em três núcleos de conteúdo. Básico: comum a todos os cursos de engenharia. Profissionalizantes: estudos necessários à formação do engenheiro de produção. Específicos: conhecimentos científicos, tecnológicos e instrumentais para a garantia do desenvolvimento das habilidades e capacidades desejadas para o profissional da Engenharia de Produção. Além disso, 420 horas de disciplinas optativas, estágio supervisionado, projeto final e atividades complementares também fazem parte da grade curricular.

O campus

Inaugurado em novembro de 2015, o campus da Escola de Engenharia de Petrópolis, é totalmente acessível com rampas e elevadores, tem acesso à internet em alta velocidade com cobertura wireless, conta com auditório, biblioteca, refeitório, quatro laboratórios temáticos, dez salas de aula, secretaria e atendimento ao aluno, coordenação de graduação, pós-graduação e do departamento de engenharia, laboratórios de Física I e II, Química e Informática, três salas de reunião, sala de professores e espaço de convivência.