Parcerias entre o mundo acadêmico e o meio corporativo vêm sendo cada vez mais valorizadas, tanto pelas universidades, que precisam conhecer as práticas empresariais para capacitar seus alunos, quanto pelas empresas, que dependem do conhecimento e formação de bons profissionais para alavancar seus negócios. Pensando nisso, o Curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense (UFF), localizada no Quitandinha, está aberto a parcerias com empresas para aplicação de sua metodologia de aprendizagem baseada em projetos.

Esta metodologia, em inglês, Project Based Learning (PBL), é uma abordagem inovadora na qual os estudantes lidam com conhecimentos interdisciplinares envolvendo-se com tarefas e desafios para resolver problemas concretos. “Os alunos trocam as salas de aula pelas sedes das empresas, onde elaboram projetos acadêmicos, orientados por professores, que trazem soluções inovadoras para o empresário, além de promoverem seu próprio aprimoramento profissional”, explica a coordenadora do curso de Engenharia de Produção, Professora Carmen Guizze.

A coordenadora destaca ainda que este tipo de concepção pedagógica privilegia mais o processo de “aprender a aprender” do aluno, possibilitando ao estudante uma maior autonomia e responsabilidade na sua formação. “Nosso intuito é criar oportunidades para qualificar os alunos, através do estímulo à criatividade e inovação, aproximando-os do mercado”, finaliza.

Inaugurada em novembro de 2015, a UFF Petrópolis já conta com 300 alunos matriculados, que cursam do 1° ao 7° período do curso de Engenharia de Produção. As empresas interessadas em conhecer a metodologia podem entrar em contato através do e-mail pce.pep@id.uff.br