Uerj: maratona virtual busca soluções para suas unidades de saúde

Os participantes enfrentarão a missão de criar projetos capazes de atender às demandas dessas duas unidades de saúde da Uerj.
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Quando uma empresa percebe deficiências nos seus processos de trabalho, costuma empregar um novo profissional ou contratar uma consultoria. Mas a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) pensou diferente. Para resolver questões do Hospital Universitário Pedro Ernesto (FOTo) e da Policlínica Piquet Carneiro, lançou o desafio a seus alunos e professores: encontrar soluções inovadoras por meio de uma maratona virtual, nos moldes de um hackathon. Assim surgiu a Liga de Startups Saúde Uerj, que está com inscrições abertas de 9 a 25 de agosto (para a comunidade da Uerj) e acontecerá entre os dias 11 e 26 de setembro.

Os participantes enfrentarão a missão de criar projetos capazes de atender às demandas dessas duas unidades de saúde da Uerj. Na primeira etapa, nos dias 11 e 18 de setembro, receberão treinamento com profissionais e lideranças variadas sobre o ambiente virtual de aprendizagem, o mundo do empreendedorismo e como transformar ideias em soluções concretas. Já na segunda etapa, nos dias 25 e 26 de setembro, acontece a maratona propriamente dita, com o trabalho das equipes no desenvolvimento das soluções e sua apresentação à comissão julgadora.

As duas equipes vencedoras terão oportunidade de desenvolver e implementar seus projetos com apoio do Departamento de Inovação da Uerj (InovUerj), além de faturarem troféus, prêmios em dinheiro e vales-compra para cada integrante. O evento contará com dez equipes multidisciplinares, cada uma com cinco estudantes e um professor. Haverá palestras abertas ao público, como a do dia 25 de setembro, com a campeã olímpica de vôlei de praia Jaqueline Silva.

A iniciativa pretende contribuir ainda para o processo de ensino-aprendizagem, estimulando o trabalho em equipe e o desenvolvimento de produtos digitais.

– O empreendedorismo e a inovação fazem parte desse ecossistema movido por uma hélice tripla, representada pela universidade, sociedade e governo. Estamos semeando este conceito entre professores e alunos, com a parceria da sociedade civil – explica Maria Isabel de Castro, uma das organizadoras do evento e professora da faculdade de Odontologia da Uerj.

– Assim, incentivamos nossa comunidade a pensar fora da caixinha em prol das duas unidades de saúde, Hupe e PPC, que fazem um trabalho importantíssimo de combate à Covid-19 – conclui.

Informações e inscrições (só para alunos e professores da Uerj): 09 a 25 de agosto em http://ligastartupsaude.teleodonto.uerj.br

Palestras abertas ao público no YouTube – Núcleo de Teleodonto, da Faculdade de Odontologia da Uerjhttps://bit.ly/3xfb8Nh

  • 14/9, das 19h às 20h / José Alberto S. Aranha, Assessor de Inovação da Diretoria Regional do Senac RJ, Fundador do Instituto Genesis (PUC/RJ). “Empreendimentos de parcerias na área da Saúde – Bem-estar”
  • 15/9, das 19h às 20h / Luciana Hauaji Lima Machado, Consultora Sebrae. “Como criar uma startup?”
  • 16/9, das 19h às 20h / Ladmir Carvalho, Presidente Alterdata Software. “O case Alterdata, erros e acertos”
  • 20/9, das 19h às 20h / Juliana Alencar, Sócia e Chief Culture Officer da StartSe. “O segredo das empresas inovadoras”
  • 22/9, das 19h às 20h / Paulo Spacca, Presidente Associação Brasileira de Internet das Coisas. “IoT – você usa e nem sabe como e o que é”
  • 23/9, das 17h às 20h / Evento G-10. “Encontro de Empresários G10 – Inteligência Artificial”
  • 24/9, das 19h às 20h / Evaldo Pedrosa & Kaique Sbampato,
    Coordenador Academy Sai do Papel & Curadoria Rio Innovation Week
    “Como criar e capturar valor através do empreendedorismo e da inovação?”
  • 25/9, às 9:30h / Jackie Silva, medalhista olímpica

Fonte: Governo do Estado

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.