UBS móvel do Caleme, em Teresópolis, doa peças para enxoval de bebê a gestantes que fazem pré-natal

A ideia é simples: a doação de roupas para bebês, de mães que são atendidas pelas equipes da UBS.
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Para promover os cuidados de pré-natal a gestantes de baixo risco, a Unidade Básica de Saúde do Caleme, iniciou um projeto que envolve trabalhos artesanais e toda a comunidade. A ideia é simples: a doação de roupas para bebês, de mães que são atendidas pelas equipes da UBS. 

A Secretaria Municipal de Saúde começou o serviço pré-natal no Caleme, mas devido à baixa adesão dos moradores, a solução de engajar a comunidade partiu da equipe de profissionais da unidade. De acordo com a enfermeira Fabiane Braga, “nós estamos tentando encantar a comunidade para que ela faça o pré-natal aqui no bairro. É o gancho que precisamos para que a gestante venha e conheça a nossa proposta”. 

Desta forma, as gestantes que visitam a unidade recebem peças de roupas para ajudar no enxoval dos bebês. Dentre os itens estão mantas, cobertores e gorros produzidos de forma manual por uma artesã parceira do projeto. Até o momento já foram entregues cerca de 71 itens para as moradoras do bairro. “Eu entrei em contato com a associação de moradores e eles me falaram sobre o atendimento feito pela equipe do posto de saúde. Eles se interessaram na entrega das peças para bebês, e então começamos a arrecadar as cobertas”.

O envolvimento com a comunidade aconteceu através da unidade com a associação de moradores do Caleme, que orienta as gestantes a procurarem o tratamento pré-natal. “A equipe da UBS entrega as mantas às mamães que vão fazer consulta médica. É um trabalho muito bonito, feito à mão, e as mamães estão adorando. É um incentivo para que as mulheres procurem o atendimento médico do bairro”, disse Lucinéia da Silva, presidente da associação de moradores do Caleme.

Uma vez na unidade, a gestante é acolhida pela equipe que realiza os primeiros trabalhos de cadastro para iniciar a realização do pré-natal. “Após o acolhimento das mamães, elas são direcionadas para os devidos profissionais da saúde – técnicos de enfermagem, enfermagem e médico”, explica a auxiliar administrativa e recepcionista da UBS, Cláudia Rejane.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.