Para recordar a importância do legado de Dona Ivone Lara para o universo da música nacional, a TV Brasil resgata uma produção que celebra a obra da cantora e compositora. A sambista é a anfitriã do especial “Sonho Meu” que o canal apresenta na madrugada desta sexta (20) para sábado (21), à 0h45, em tributo à Rainha do Samba. O show foi gravado pela emissora pública em fevereiro de 2011, no Rio de Janeiro.

 

Primeira mulher compositora de samba-enredo, Dona Ivone Lara recebeu sambistas consagrados como Beth Carvalho, Jorge Aragão e Delcio Carvalho, além dos representantes da nova geração como Diogo Nogueira, Teresa Cristina e Nilze Carvalho. A produção combina apresentação musical e bate-papo.

 

Na época desse show, prestes a completar 90 anos, a sambista do Império Serrano relembrou clássicos de sua autoria como “Sorriso Negro” e “Tiê Tiê”, além do sucesso “Sonho Meu”, que dá nome ao especial, em um dueto com Diogo Nogueira.

 

Durante a apresentação, Dona Ivone Lara ainda canta a música “Mas quem disse que eu te esqueço” ao lado de Beth Carvalho. Já Jorge Aragão dividiu o microfone com a pioneira do samba na canção “Tendência”. Ela também entoa “Alvorada” e “Pra afastar a solidão” com Delcio Carvalho.

 

Com uma hora de duração e vasto repertório da artista, o especial “Sonho Meu” inclui entrevistas e depoimentos dos convidados. Em uma conversa descontraída com o filho de João Nogueira, Dona Ivone Lara lembrou que chegou a trocar as fraudas do jovem sambista, quando ele ainda era criança.

 

Depoimentos e entrevistas

Na produção gravada há sete anos pela TV Brasil, os convidados destacam a contribuição da homenageada para o gênero. De acordo com Jorge Aragão, ela é uma referência. “A Dona Ivone é um icone no segmento do samba”.

 

A madrinha do samba, Beth Carvalho, também é só elogios à diva. “Ela é uma legitima representante da mulher brasileira. Ela me emociona muito. Sou apaixonada por Dona Ivone Lara. Eu a considero uma das maiores compositoras do mundo”, define.

 

Já Delcio Carvalho, parceiro de grandes hits como “Acreditar” e “Sonho Meu”, ressalta o carisma da cantora e compositora. “Eu fico gratificado por ter contigo essa parceria desse tempo todo. Ela tem um dom, um porte de rainha, aquela coisa misteriosa que todos os grandes têm: carisma”.

 

Serviço

Especial “Sonho Meu” – sexta-feira (20) para sábado (21), à 0h45, na TV Brasil

Fonte: Empresa Brasil de Comunicação | TV Brasil | Rádios Nacional e MEC

Crédito da foto: Ana Paula Migliari