Com ocupação hoteleira de quase 100% no Centro Histórico, o turismo está aquecido com a 29ª Bauernfest, que já atraiu entre sexta-feira (22.06) à noite, dia de abertura, e a manhã deste sábado (23.06), mais de 30 mil pessoas diretamente para a festa. O movimento ultrapassou as grades do Palácio de Cristal, coração do evento, e se espalhou por toda cidade com os visitantes lotando a Rua Teresa, o comércio do Centro e até dos distritos, como Itaipava. Além dos pontos turísticos, como Museu Imperial e Museu Casa de Santos Dumont.

A expectativa é de receber 450 ônibus de turismo em 10 dias de festa, vindos de cidades da região metropolitana do Rio, de Minas, Centro-Sul Fluminense e região dos Lagos. Boa parte dos grupos chegou já na manhã deste sábado. Segundo o prefeito Bernardo Rossi, Petrópolis está preparada para receber os visitantes. “Esse é o ápice do nosso calendário turístico. Diversas secretarias estão envolvidas para recebermos bem o visitante. A Bauernfest vai muito além de uma festa, ela movimenta nossa economia”, destaca.

Na Rua Teresa, a expectativa do comércio é de que o movimento aumente em cerca de 30% no período da Bauernfest. O pólo de modas criou uma “mini festa” inspirada na Festa do Colono Alemão na rua e também disponibilizou transporte exclusivo, grátis, para clientes Bauernfest x Rua Teresa.

“Vim passar o dia em Petrópolis. Cheguei cedo, já andei na Rua Teresa e estou indo para a Bauernfest. É a minha primeira vez na cidade e estou adorando”, disse a engenheira Luciana Souza Soares, do Rio de Janeiro.

Outro polo de compras, a Rua 16 de março também esteve lotada na manhã deste sábado. A rua entrou no clima da festa com decoração e programação cultural inspirada nas tradições germânicas. Já nos restaurantes, há a expectativa de aumentar em até 40% o movimento. Pólos gastronômicos, como o Valparaíso Gourmet preparam cardápios especiais com pratos típicos da culinária alemã. Pelos quatro cantos da cidade, há turistas atraídos pelo maior evento do calendário da cidade.

“Venho sempre para a Rua Teresa, mas hoje vim para a Bauernfest. Vou passar o dia aqui. A cidade está super movimentada e o clima está maravilhoso”, disse a advogada Maria Alice da Costa, moradora do Rio.