O Centro Histórico de Petrópolis deverá ficar movimentado com a vinda de turistas durante o feriadão, com a comemoração do Dia de Tiradentes, no sábado (21.04) e Dia de São Jorge, na segunda-feira (23.04). Só nos hotéis e pousadas do primeiro distrito, a ocupação já chega a quase 80%, com uma média de 77,6% dos leitos reservados. Mas os quatro cantos da cidade já estão preparados para receber os visitantes. Em todo município, a média de ocupação hoteleira está em 69,3%.

Além de a maioria dos atrativos funcionarem normalmente durante o período de folga, Petrópolis também conta com a Beer Festival, uma feira de produtores de cerveja artesanal, que acontece no Palácio de Cristal, de sexta-feira a domingo. Além de parque de diversões no Parque Municipal, em Itaipava, com 17 brinquedos do Play City; e todos os circuitos turísticos já tradicionais. A previsão de tempo firme, sem chuva para o período, também deverá ser um dos atrativos para os visitantes.

“Como o Dia de São Jorge é um feriado estadual, esperamos muitos turistas vindos de cidades próximas, como o Rio de Janeiro, Duque de Caxias. A expectativa é muito boa para todo o fim de semana e para que as pessoas estendam a estadia na cidade até segunda-feira. Temos diversas opções e para todos os gostos”, destaca o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

Museus de portas abertas
Em função do feriado do Dia de São Jorge, que cai na segunda-feira, a maioria dos museus da cidade estará funcionando normalmente, ao contrário do que acontece em semanas comuns, quando eles fecham às segundas para manutenção. O mais visitado da cidade, o Museu Imperial, vai funcionar de sábado a segunda, de 11 às 18h, sendo que a bilheteria fecha às 17h30. Na terça (24.04), o museu estará fechado.

Já o Museu Casa de Santos Dumont também funciona normalmente no mesmo período, de 9 às 17h30, com a bilheteria fechando às 17h. Mas até domingo, a Casa continua comemorando uma data especial: no dia 18 de abril completou 100 anos que Santos Dumont assinou a escritura do terreno onde construiu sua casa de veraneio. Desde a última quarta-feira, os visitantes estão sendo recepcionados por um ator interpretando o inventor, com bolo e refrigerante.

Outro importante museu da cidade, o Casa do Colono, vai abrir normalmente até segunda-feira, de 8h30 às 16h, e fechar na terça. E o Museu de Cera de Petrópolis funciona no feriado de Tiradentes, sábado, de 10 às 18h, e de domingo à terça-feira, de 10 às 17h.

Além dos museus, atrativos como o Palácio Quitandinha, Palácio Amarelo, Centro Cultural Estação Nogueira, Casa da Ipiranga, entre diversos outros, estarão de portas abertas durante todo o feriadão.

Palácio de Cristal recebe feira de cerveja
O Palácio de Cristal, outro cartão postal da cidade, não só estará de portas abertas durante o fim de semana, como também recebe, de sexta-feira (20.04) à domingo (22.04), o Petrópolis Beer Festival, uma feira de produtores de cerveja artesanal da cidade, que conta com diversas marcas da bebida, gastronomia e música boa.

Dentro do Palácio, paralelamente, o público vai poder contar com uma feira de artesanato, com artesãos locais, que funciona no mesmo período do Beer Festival. Até domingo, o atrativo abre de 9 às 22h.

Para quemescolher ficar em Petrópolis durante todo o feriadão pode curtir o atrativo também no Dia de São Jorge, na segunda, com funcionamento de 9 às 18h. A entrada é gratuita.

Parque de Diversões em Itaipava
Para os que querem se divertir com as crianças e também aproveitar os brinquedos de adultos, o Parque Municipal, em Itaipava, já está recebendo o Play City, que faz parte da programação da 29ª Expo Agropecuária, de 1° a 6 de maio. O parque de diversões vai funcionar de 18h às 22h, na sexta-feira, e de 14h às 22h, de sábado à segunda-feira. Já o Parque Municipal abre os portões diariamente de 7h às 20h.

Este ano, 17 brinquedos fazem parte do Play City, entre eles duas novidades: o MegaDrop (torre com 40m de altura) e o Inversion 360. Os ingressos são vendidos a R$ 6 a unidade e R$ 20 a cartela com quatro ingressos.

O Parque também está recebendo neste fim de semana oficinas gratuitas de artesanato, que vão até sábado. Nesta sexta-feira tem aula de flor em feltro, de 14 às 16h, e no sábado será a vez de porta guardanapo em MDF,de 10 às 12h.As inscrições podem ser feitas na administração do Parque.

Já outros parques também estarão de portas abertas durante todo o feriadão para os que preferem passar a folga próximos à natureza. O Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso) abre de 8 às 17h. E o Parque Natural Municipal Padre Quinha, o Parque da Ipiranga, funciona de 7 às 17h.

Circuito de compras também é opção durante a folga
Quem não perde uma comprinha durante os dias de folga vai poder contar com a Feirinha de Itaipava, que funcionará de sábado à segunda-feira, de 10 às 19h. Na Rua Teresa, as lojas abrem normalmente no sábado, de 9 às 18h, e no domingo e na segunda-feira será facultativo. O mesmo acontece nas lojas do Bingen, sendo que no sábado elas funcionam de 9 às 17h. Os supermercados abrem normalmente durante todo feriadão.

Fonte: Turispetro