A Turb Petrópolis adquiriu mil livros da Associação Petropolitana de Pacientes Oncológicos (APPO) para o projeto Cultura no Ônibus, que já oferece títulos gratuitamente nos coletivos das linhas dos Terminais Corrêas, Itaipava, além de Araras, Águas Lindas, Castelo São Manoel, Santa Mônica e Madame Machado.

O diretor da Turb Petrópolis, Jean Moraes, que teve a ideia de adquirir os livros, ressalta que a ideia é manter ativo o projeto e, futuramente, ampliar para mais linhas. “O objetivo é promover cultura e entretenimento dentro dos coletivos, mas também ficamos muito felizes em estar ajudando a APPO por meio da compra desses títulos”, disse Jean.

Com a venda dos livros, a APPO vai dar o pontapé inicial para a construção de uma sala de beleza para os pacientes com câncer. A entidade realizou uma feira  no Calçadão do Cenip, com 2 mil títulos à venda, para arrecadar o valor para o investimento. A APPO atende, por mês, cerca de 550 pessoas e ainda oferece 29 leitos para pacientes, incluindo acompanhante, para quem mora em municípios vizinhos.

Segundo a assistente social da instituição, Alessandra Fernandes, o espaço da beleza vai oferecer perucas, lenços e aulas de maquiagem para as pacientes que estão tratando o câncer. “Resgatar a autoestima delas é importante porque a imagem física é muito afetada nesse momento da doença. Precisamos de um espaço porque a pessoa já chega aqui fragilizada e precisa de privacidade”, disse.

O projeto para a construção do espaço foi um presente de alunos do Senac. Segundo a vice-presidente da APPO, Claudia Jochem, ele será construído em uma sala onde hoje fica a despensa da instituição. Mas, para isso será preciso transferir os alimentos para outro espaço, que será adaptado, o que também vai gerar custos.

Para Claudia, a iniciativa da Turb Petrópolis em comprar metade dos livros que foram colocados à venda foi muito significativa. “Além de incentivar a população a ler, também vai nos ajudar a alcançar a realização de um grande sonho”, disse.

 

Doações

Quem quiser participar do Cultura no Ônibus, também pode doar livros. As doações podem ser feitas na garagem, nos Terminais Corrêas e Itaipava e quem não puder fazer o deslocamento pode ligar para o número (24) 2220-9176, que a empresa vai até o local buscar os títulos.

 

Na foto:  Claudia Jochem, vice-presidente da APPO e Jean Moraes, diretor da Turb Petrópolis

Fonte: Setranspetro

Crédito da foto: Divulgação / Ascom Setranspetro