Não é de hoje que uma história sai das páginas de um livro e vai pra tela do cinema. A adaptação é o tema do programa Trilha de Letras que vai ao ar nessa terça (6), às 21h15, na TV Brasil.

Para discutir a relação entre cinema e literatura o apresentador Raphael Montes recebe escritor e roteirista Marçal Aquino.

No bate-papo descontraído, o convidado fala do processo de adaptação seus livros “Os Matadores, “O Invasor” e “Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lábios”, todos levados para o cinema.

Além adaptar seus próprios livros, Marçal roteiriza obras de outros escritores e já recebeu o Prêmio ABL de Cinema oferecido pela Academia Brasileira de Letras aos roteiristas, realizadores e atores brasileiros de destaque.

O programa também tem a participação do produtor Rodrigo Teixeira e da roteirista Maria Camargo que comentam os desafios de transformar centenas de páginas em um filme e garantir resultados de sucesso na transposição de palavras em imagens. Os profissionais também apontam como o cinema ajuda a formar novos leitores, quando expectadores encantados com as histórias na tela acabam buscando sua origem nos livros.

O quadro Leituras com Katy traz a dica literária “O Conto da Aia”, de Margareth Atwood, que foi convertida em uma série vencedora do Emmy, prêmio americano de televisão.

A seção Dando a Letra conta a história do projeto “Guardanapos Poéticos” do poeta Daniel Viana que sai às ruas com o intuito de garimpar novas histórias.

O programa Trilha de Letras será apresentado na terça-feira (6), às 21h15, na TV Brasil.

Fonte: Empresa Brasil de Comunicação | TV Brasil | Rádios Nacional e MEC

Crédito da foto: Tomaz Silva/Agência Brasil