Três consultas públicas para Plano de Mobilidade Urbana serão feitas durante a Semana de Engenharia da UCP

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Três novas consultas públicas para a construção do Plano de Mobilidade Urbana estão programadas para os dias 23, 24 e 25 de outubro. Os temas serão discutidos durante a Semana de Engenharia da Universidade Católica de Petrópolis. Desta vez os assuntos abordados são ‘Transporte Coletivo’ no primeiro dia, ‘Patrimônio Histórico e Feiras’ no segundo e ‘Cargas e Fretamento’ no terceiro. Todas as consultas ocorrerão a partir das 19h, no Campus Barão do Amazonas.

A intenção da CPTrans ao propor os temas é abastecer a população com a maior quantidade possível de informações sobre esses assuntos e solicitar depoimento sobre os temas, que serão levados em conta na confecção do Plano de Mobilidade Urbana. Durante a consulta, o público será munido com fichas técnicas, que terão dados individuais e passam desde às estatísticas de acidentes daquele modal às vantagens e desvantagens daquele tema.

“Os temas estarão inseridos dentro da Semana de Engenharia e contarão com professores e alunos de cursos afins, que pensarão na mobilidade pública como algo que precisamos avançar. A ideia, no entanto, é que a população tome esse plano como seu, que opine, discuta e leve dados que possam complementar e fazer do PlanMob um documento que realmente retrate a realidade do município”, destaca o diretor-presidente da CPTrans, Jairo Cunha.

Até a conclusão do Plano de Mobilidade, a previsão é que outras 12 consultas púbicas e quatro audiências sejam realizadas. Entre os temas que serão discutidos nas próximas reuniões estão educação e segurança no trânsito, turismo e grandes eventos, transporte escolar, eixos de crescimento urbano, LUPOS e leis de planejamento. Após essas consultas, será realizada a primeira audiência pública, dando início a uma nova fase de elaboração do PlanMob.

Após essa fase serão feitas novas consultas públicas, só que por eixos: infraestrutura de trânsito; operação de trânsito, que inclui segurança viária, fiscalização e uso do solo; além de acessibilidade universal e sustentabilidade ambiental. Ao final dessas consultas, será feita mais uma audiência com a apresentação das propostas e, depois, a última etapa de consultas públicas ocorrem nos bairros. Pelo cronograma três consultas: a primeira inclui a área do primeiro distrito; a segunda, do segundo distrito e a terceira do terceiro, quarto e quinto distritos.

Consulta pública on-line
Após a realização das consultas públicas, os formulários serão disponibilizados do site da CPTrans para que aquelas pessoas que não conseguirem ir na consulta possam ter informações e deem suas opiniões sobre os temas. Um deles já está disponível no site da companhia, o www.petropolis.rj.gov.br/cptrans, sobre Transporte Não Motorizado. Para isto, é só acessar o menu lateral esquerdo clicar em “Plano de Mobilidade” e, em seguida, no segundo link disponibilizado. Para responder à consulta é necessário se identificar com e-mail, nome, contato e documentação. Em seguida, o usuário é convidado a acessar as fichas técnicas sobre Pedestres e Bicicletas. É importante fazer o download de ambos os documentos para que possa ter propriedade ao opinar. Após baixar e ler os arquivos, é só escolher o tema para qual quer opinar, escrever sobre o assunto e clicar em Enviar.

Fonte: Prefeitura de Petrópolis

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.