Reprodução da internet

TRE-RJ concede habeas corpus para permitir a livre reunião em universidades A decisão "não tem o condão de autorizar o uso do ambiente universitário para fins eleitorais

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

O desembargador eleitoral Raphael Ferreira de Mattos, do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), deferiu, nesta sexta-feira (26), a liminar em Habeas Corpus Coletivo para assegurar a livre reunião de alunos e professores nas universidades, “garantindo, assim, a plena autonomia didático-científica”. A ação foi proposta pela Defensoria Pública da União (DPU) contra atos de juízes eleitorais de Niterói (199ª ZE), Três Rios (174ª ZE) e Macaé (109ª ZE).

Segundo a decisão, a DPU recebeu “pedido de atuação de vários acadêmicos e estudantes, que estão receosos com a inadmissível sugestão de repressão judicial de atos acadêmicos que serão realizados no dia de hoje, tendo por objeto os debates sobre o momento político que estamos vivendo no país”.

O magistrado destaca que a Constituição da República estabelece, a título de direito e garantia fundamental, a livre manifestação de pensamento, de associação, bem como o sagrado direito de ir e vir. “Como no presente caso há fundado receio de lesão às garantias constitucionais listadas acima, entre as quais, e mais especificamente, a liberdade de locomoção, faz-se perfeitamente cabível o manejo do habeas corpus”, redigiu.

Ainda segundo o desembargador eleitoral, a decisão “não tem o condão de autorizar o uso do ambiente universitário para fins eleitorais, na forma da legislação eleitoral vigente, a teor do art. 37 da Lei nº 9.504/97, o que é passível da atuação da Justiça Eleitoral”.

Processo relacionado: HC Coletivo 060798944.2018.6.19.0000

Fonte: TRE-RJ

Crédito da foto: Reprodução da internet

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.