Trabalho realizado pelo CRAM com ônibus lilás é referência em Teresópolis

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Com o objetivo de levar às comunidades o atendimento de acolhimento às mulheres vítimas de violência doméstica, o ônibus lilás de Petrópolis – único na região serrana, se tornou referência para a secretaria Municipal dos Diretos da Mulher, em Teresópolis. O equipamento participou do lançamento da Campanha “Maria nos Bairros” como modelo para a região, de um espaço que oferece a mesma qualidade de serviço que a sede do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM).

Durante o evento, a diretora-presidente do Instituto Segurança Pública, Adriana Mendes, apresentou o Dossiê Mulher 2019, com os dados de violência doméstica registrados durante o ano passado em todo estado. Uma das atrações foi o ônibus Lilás, que ficou disponível durante toda a ação para que as pessoas conhecessem a estrutura interna no veículo.

“No lançamento do Projeto Maria nos Bairros a Prefeitura de Petrópolis marcou presença com a Presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, Anna Maria Rattes, que participou do evento trazendo o Ônibus Lilás e sua equipe técnica, provando que o trabalho itinerante é de grande importância porque visa desenvolver estratégias na linha da prevenção e na garantia do empoderamento das mulheres e seus direitos humanos”, destacou a secretária dos Direitos da Mulher de Teresópolis, Margarete Rose.

O ônibus Lilás é mais um braço do trabalho realizado pelo CRAM, subordinado ao Gabinete de Cidadania, que realiza principalmente na área rural, orientação itinerante jurídica, social e psicológica. O órgão trabalha em parceria com a rede municipal, e com as delegacias de Petrópolis para atender à mulher em situação de violência – seja ela moral, verbal, patrimonial, física ou sexual.

“Participar do evento em Teresópolis foi muito importante para compartilhar experiências e apresentar como funciona o nosso trabalho no município. O interesse da nossa cidade vizinha no nosso equipamento, só mostra que estamos no caminho certo”, destacou a coordenadora do CRAM, Cleo de Marco.  “Estivemos em Teresópolis com o nosso ônibus lilás em um evento de extrema importância para as mulheres. A Campanha vem fortalecer todo um trabalho que já realizamos em Petrópolis. Somos referência para outro munícipio e isso é gratificante”, completou a coordenadora do Gabinete da Cidadania, Anna Maria Rattes.

O CRAM ainda conta com um atendimento na sede do órgão, todas as quartas, de 14h às 16h, com a psicóloga Dra. Liane Diehl, que ministra um Grupo de Apoio Terapêutico (GATE), onde as mulheres são ouvidas, respeitadas e contam umas com o apoio das outras e da equipe do órgão.

Para denunciar ou solicitar informações, basta ligar para o telefone 2243-6152 ou comparecer à sede do Cram, na Rua Santos Dumont, número 100, no Centro. O funcionamento é de segunda a sexta, de 8h às 17h. Em casos de emergência, a mulher pode ligar em qualquer horário para o número (24) 98839-7387, disponibilizado pelo órgão. Caso se sinta violentada de alguma forma, a mulher pode contatar a Polícia Militar pelos números 2291-5071, 2242-8005 ou 180, além de poder contatar via WhatsApp a emergência da Polícia Militar, pelo número (24) 99222-1489.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.