Um fenômeno incomum deixou muita gente preocupada em duas cidades do Paraná na madrugada desta segunda-feira (18). Houve registro de terremoto em Rio Branco do Sul e São Jerônimo da Serra, na região norte do Paraná, segundo o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP). Confira os dados na tabela abaixo.

Segundo o Centro, o terremoto em Rio Branco do Sul atingiu 4,5 graus de magnitude na escala Richter e foi registrado a uma profundidade de 52 quilômetros. Já o registrado em São Jerônimo da Serra foi mais forte. A USP registrou magnitude de 5,1 graus a uma profundidade de 10 quilômetros. A escala vai de 0 a 10.

O tremor registrado em Rio Branco do Sul pôde ser sentido também nas cidades próximas, como Itaperuçu, Almirante Tamandaré e Colombo. Em Curitiba houve registros nos bairros Portão e Fazendinha.

Pouco tempo depois de informar os dois terremotos, conforme a imagem abaixo, a instituição alterou e passou a informar apenas um terremoto em Itaperuçu, com magnitude de 3,5 graus.

Segundo o Centro de Sismologia as localizações e profundidade podem conter um erro de variação, mas na região metropolitana de Curitiba muita gente sentiu a terra tremer.  Nenhum atendimento foi registrado.

A Defesa Civil do Paraná informou que ainda não havia pedido apoio dos Bombeiros em suas bases nas duas cidades.