Foto: Bruno Nepomuceno

Teresópolis presta homenagem aos bravos pracinhas que representaram a força do município na luta da Segunda Guerra Mundial

Descerramento da placa aconteceu na Praça Senta Púa, no Soberbo
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Para marcar a data do Dia do Veterano da Aeronáutica, celebrado em 16 de julho, a Prefeitura de Teresópolis, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com a Associação Brasileira de Pilotos de Caça (ABRA-PC), realizou, nesta sexta-feira (15), uma solenidade de descerramento da placa comemorativa ao 1º Grupo de Aviação de Caça, homenagem aos bravos pracinhas (soldados veteranos), que representaram a força do município de Teresópolis na luta da Segunda Guerra Mundial. O evento aconteceu na Praça Senta a Púa, localizada no Soberbo, e contou com a presença dos alunos da Escola Municipal Professor Sylvio Amaral dos Santos.

A abertura da solenidade contou com uma palestra do coronel de aviação e diretor de Comunicação Social da ABRA-PC, Luiz Paulo Costa. A apresentação retratou como foi a participação do 1º Grupo de Aviação de Caça na Segunda Guerra Mundial. “Agradeço a Secretaria de Turismo pelo convite! É sempre muito especial relembrar essa história, e melhor ainda contar para as crianças e jovens que são o futuro da nossa Pátria. Prestar uma homenagem a esses grandes heróis de guerra, que lutaram bravamente para garantir a democracia brasileira e a liberdade da nação. O legado que trouxeram para o fortalecimento de valores, patriotismo e cidadania na formação da nossa sociedade brasileira, resgata parte da nossa história”, pontuou o coronel acompanhado de toda equipe – Presidente da Associação, Brigadeiro do Ar Quírico; o ex-diretor do Museu Aeroespacial da Aeronáutica; Brigadeiro do Ar Bhering; do diretor financeiro e Coronel Aviador, Felipe de Medeiros; do diretor cultural e Tenente Coronel Aviador, Schitini.

 “E que vocês, crianças e jovens, conheçam mais sobre o mundo de caça e incorporem esse espírito, para quem sabe, futuramente estarem conosco na Força Aérea”, finalizou.

Brigadeiro do Ar Quírico, presidente da ABRA-PC, agradeceu a equipe de Turismo pelo convite e enfatizou a importância da homenagem aos bravos pracinhas. “Agradeço a secretária Elizabeth Mazzi e toda a equipe do Turismo, pelo convite de participar deste evento e a satisfação de estarmos aqui hoje. Queridos jovens e crianças, que vocês nunca esqueçam que esta Praça se chama ‘Senta a Púa’ porque brasileiros brigaram pela a nossa democracia e que dentre eles, alguns são filhos de Teresópolis. Como o próprio Hino da cidade diz, ‘Teresópolis orgulhos dos filhos teus’, os homens foram para a guerra e com esse grito de ‘Senta a Púa’, honraram o nome da cidade. Assim, como também valorizaram parte do nosso Hino Brasileiro, ‘Verás que um filho teu não foge à luta’, defendendo a Pátria por tudo que ela representa”, finalizou o presidente.

A Secretária de Turismo, Elizabeth Mazzi, ressaltou a importância de retomar parte da história de Teresópolis. “Agradeço a toda equipe do ABRA-PC, pela parceria e belíssima apresentação. Essa homenagem aos nossos bravos pracinhas que serviram a Força Expedicionária Brasileira e lutaram na Segunda Guerra Mundial é emocionante. Eles são verdadeiros heróis que honraram o nome de Teresópolis. Estamos resgatando parte da nossa história, um símbolo da nossa cidade neste ato simples, singelo, em homenagem a esses 22 guerreiros. E vocês crianças, nunca se esquecem que eles lutaram pela nossa pátria, democracia e liberdade”, destacou a secretária acompanhada do Secretário de Defesa, Coronel Albert Andrade, e do subsecretário de Turismo, Henrique Silva.

“Teresópolis orgulho dos filhos teus”, parte do nosso hino já faz jus à coragem e garra a nossos heróis. É maravilhoso relembrarmos capítulos marcantes da nossa história que fazem parte dos livros e precisam estar dentro de nós, disse o subsecretário de Turismo, Henrique Silva.

CURIOSIDADE

Um fato interessante é que, da Praça, antes mesmo de ser ‘Senta a Púa’, saíram 22 montanhistas (os pracinhas) em direção ao Dedo de Deus, junto com o Sr. Miguel Inácio e o Padre Pio Otoni Júnior, de Sapucaia. Lá no topo do pico, rezaram a 1º Missa com o intuito de comemorar o final da guerra e que todos nossos pracinhas voltassem com segurança para Teresópolis.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.