Foto: Bruno Nepomuceno

Teresópolis pode ganhar Centro de Referência da Juventude

Unidade do Governo do Estado leva capacitação e atividades esportivas aos jovens.
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Estão em andamento as tratativas para implantação em Teresópolis de um Centro de Referência da Juventude (CRJ). A unidade da Secretaria Estadual de Ação Comunitária e Juventude oferece capacitação e atividades esportivas e de lazer aos jovens. A possibilidade de formalização de mais uma parceria do Município com o Governo do Estado é articulada pelo Prefeito Vinicius Claussen e o Vereado r Amós Laurindo.

Nesta quinta-feira, 19/05, equipe do Estado visitou a Casa do Trabalhador, no bairro de São Pedro, espaço utilizado pela Prefeitura em parceria com o Instituto Beneficente Batista Monte Hermom (IBBMH), para conferir se as instalações são adequadas para receber o projeto. A superintendente de Juventude, Monique França, a coordenadora de Atenção à Juventude, Caroline Marins, e o assessor Carlos Alberto dos Santos estavam acompanhados pelo Vereador Amós Laurindo e o assessor parlamentar Otávio Fernandes. O grupo foi recebido por Lucas Guimarães, secretário munici pal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, por Renata Telles, coordenadora do SINE Teresópolis, e equipe, e por Márcia Faria Asthine Neves, coordenadora do IBBMH.

“A partir dessa visita, faremos um relatório das atividades oferecidas pela Casa do Trabalhador, que registra mais de 2.000 atendimentos e 900 pessoas formadas desde que foi inaugurada, em julho de 2021. Apontaremos as demandas da região para cursos e treinamentos, para que o jovem possa ser imediatamente contratado e ganhar o seu dinheiro. O Vereador Amós faz a ponte de ligação entre Prefeitura e Estado para montagem de um plano de trabalho específico para Teresópolis. Nossa meta é potencializar as atividades da Casa do Trabalhador, ampliando a oferta de serviços e treinamentos gr atuitos”, relatou Lucas Guimarães.

Os Centros de Referência da Juventude oferecem atividades esportivas (futebol, jiu-jítsu, muay thai, capoeira, etc.), cursos para geração de renda rápida (barbeiro, cabeleireiro, trancista, sobrancelha e maquiagem, etc.), reforço escolar, pré-vestibular, dando preferência às demandas da região onde é instalado. Está em estudo a oferta de cursos de formação em games e música.

“Meu mandato levanta a bandeira da juventude com várias iniciativas para a construção de políticas públicas para este público. Entre elas, as propostas de criação do Conselho Municipal da Juventude e da Coordenadoria Municipal da Juventude, que estão em tramitação nas comissões da Câmara Municipal. Agora, trabalhamos para trazer o CRJ para fortalecer cada vez mais os jovens de Teresópolis”, destacou o Vereador Amós Laurindo.

Para a superintendente de Juventude, Monique França, a estrutura da Casa do Trabalhador de Teresópolis é ideal para a instalação do Centro de Referência da Juventude. “Damos seguimento à determinação do Governador Cláudio Castro e do secretário Gelby Justo de interiorização das ações da secretaria e o espaço super atende essa proposta, além de estar localizado numa região populosa e com muitos jovens de 15 a 29 anos, que são o nosso público alvo, com atividades esportivas, de lazer e cultura e cursos de for mação para geração de renda rápida”.

A casa

Inaugurada no dia 6 de julho de 2021 pelo Prefeito Vinicius Claussen e o Governador Cláudio Castro, a Casa do Trabalhador de Teresópolis fica localizada na Rua Luis Noguet Júnior, 100, no bairro de São Pedro, e está instalada no prédio de 5 andares do Instituto Beneficente Batista Monte Hermom, parceiro da Prefeitura. Desde a inauguração, a unidade registra 2.015 atendimentos, 1.114 entrevistas de emprego, 1.749 vagas de cursos e atendimento social e 952 beneficiados ou certificados.

Funcionando de segunda a sexta, das 9h às 17h, a unidade oferece atendimento do SINE (carteira de trabalho digital, cadastro de currículos, seguro desemprego), possui salas de informática, de curso técnico de beleza, para qualificação teórica e local de entrevistas. Conta ainda com área para treinamento de pessoal do setor hoteleiro e qualificação de trabalhadores da construção civil.

Oferece assistência social e jurídica, atendimento nas áreas de psicopedagogia, psicanálise e de fisioterapia, aulas de reforço escolar do 1º ao 5º ano, Libras, iniciação musical, balé infantil, jazz infantil, artesanato (tricô, crochê, macramê), reparo e manutenção de notebook, Excel, história do marketing, jiu-jítsu, corte de cabelo, manicure e reflexologia podal.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.