TERESÓPOLIS: O que funciona no Dia do Servidor Público

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

O Dia do Servidor Público, comemorado em 28 de outubro, terá ponto facultativo em Teresópolis, de acordo com o decreto assinado pelo Prefeito Vinicius Claussen, publicado no Diário Oficial nesta sexta, 25. As repartições públicas municipais reabrem normalmente na terça-feira, 29 de outubro, a partir das 9h. Porém, durante o ponto facultativo, a população terá atendimento garantido em todos os serviços considerados essenciais, como coleta de lixo, emergência médica e informações ao turista.

 

Origem do Dia do Servidor Público

O Dia do Servidor Público surgiu através do Conselho Federal do Serviço Público Civil, homenageando a criação das leis que regem os direitos e deveres dos servidores públicos – Decreto Lei nº 1.713, de 28 de outubro de 1939.

O que motivou a criação da data pelo Conselho, em parte, foi a fundação do Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil, em 1938. Na maioria dos estados e municípios brasileiros, o Dia do Servidor Público é considerado facultativo para os profissionais da área. Assim, o artigo 236 da lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, determina que 28 de outubro é oficialmente o Dia do Servidor Público no Brasil.

 

Serviços públicos:

SERVIÇOS ESSENCIAIS – A Defesa Civil trabalha sem interrupção, com equipes de plantão e atendimento pelo 199. O efetivo da Guarda Municipal estará nas ruas orientando o trânsito e a administração do Cemitério Municipal funciona com plantão 24 horas.

SAÚDE – Para atendimento médico de urgência, a Unidade de Saúde Dr. Eitel Haje, no bairro de São Pedro, e o Serviço de Pronto Atendimento, em Bonsucesso, funcionam em regime de plantão 24h. Nos postos de saúde, as consultas médicas serão retomadas na terça-feira, 29.

Instalada na Rua Tenente Luiz Meirelles, no Bom Retiro, a UPA (Unidade de Pronto-Atendimento 24 Horas) funciona dia e noite, inclusive sábado, domingo e feriados, para atender os casos de urgência e de emergência de baixa e média complexidade. Os postos de saúde e unidades ficam fechados na segunda.

ESCOLAS E CRECHES – As escolas, creches e centros municipais de educação infantil ficam de recesso na próxima segunda. As aulas serão retomadas na terça-feira, dia 29/10.

Ressaltando que, devido ao ponto facultativo, na segunda, 28, não haverá atendimento para a inscrição na Pré-matrícula 2020. O período de inscrições, que seria até o próximo dia 31, será estendido até 1º de novembro para compensar o dia 28.

Fonte: Prefeitura Municipal de Teresópolis

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.