Reconhecido como um dos mais expressivos e importantes festivais de arte e cultura do Estado, o Festival Sesc de Inverno deste ano oferece diversas oficinas e residências artísticas nas áreas de dança, teatro e cinema. Confira a programação e reserve sua vaga: as inscrições devem ser feitas pelo telefone (21) 4020-2101. As vagas são limitadas.

 

Exposições permanentes

Entre os dias 20 de julho e 29 de julho (com exceção do dia 23), os moradores de Petrópolis e turistas poderão conferir, gratuitamente, as diversas exposições presentes no Sesc Quitandinha abertas das 10h às 21h30. Na exposição “As imagens que me representam”, no Hall Monumental, os olhares sensíveis revelam a poética e a espontaneidade contidas nas expressões dos idosos que, ao longo do ano de 2018, vêm participando das ações do projeto Sesc+Vida. Neste período foram realizadas vivências de consciência corporal e estímulo ao bem estar, à expressão e a criação, com participações em encontros e cursos voltados às manualidades.

Já a Exposição Novos Olhares, do Salão Roosevelt, mostra o vigor e a abrangência dos artistas de Petrópolis, através de olhares, novos em diversos aspectos, que perpassam a história e seus mitos, a natureza, questões sexuais, pessoais, sociais e culturais respondendo ao desafio propostos originalmente: que esta exposição seja estímulo ativo para outros tantos novos olhares na busca por novos horizontes, territórios e encontros.

A Sala de Exposições recebe a mostra “Dentro Do Brasil Cabe O Mundo”, que sugere uma visão de um Brasil construído pelo olhar da Cultura.  A partir das obras e dos olhares estéticos dos diferentes artistas, de diversos estados brasileiros, a exposição busca apresentar novas narrativas, não tratadas pela oficialidade, e possibilitando ao público conhecer naturezas desconhecidas dos contextos socioculturais do país.

A programação completa de todas as linguagens, cidade e locais está em www.festivalsescdeinverno.com.br.

 

DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA – Considerado o maior evento de cultura multilinguagem do Brasil, o Festival Sesc de Inverno traz como conceito, nesta 17ª edição, “Nossos cantos: Sobre olhares e encontros”. Até o dia 29/7, serão mais de 300 atrações envolvendo cerca de mil artistas de diferentes linguagens artísticas: literatura, cinema, música, teatro, dança, circo e artes visuais.

A proposta é lançar novos olhares e reflexões sobre a construção de identidades, trazendo para Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo uma programação com diversas atrações de diferentes regiões do Brasil, além de dar espaço a talentos locais da Região Serrana do Rio de Janeiro.

 

FESTIVAL OCUPANDO AS CIDADES – Outra novidade desta edição está na ocupação de espaços dos municípios. As atrações não ficarão circunscritas às unidades do Sesc – vão acontecer também em bares e restaurantes das cidades, assim como em espaços públicos e pontos turísticos, movimentando o turismo e a economia da região.

Em Petrópolis, entre os espaços que receberão a programação do Festival Sesc de Inverno estão o Palácio de Cristal, o Parque de Exposições de Itaipava, o Shopping Vilarejo, o Restaurante Bordeaux Itaipava e os bares Marowill, Duda Beer, Bohemia e Choperia Corrêas.  Em Teresópolis, o público terá também atrações do Festival na Praça Olímpica, no Teresópolis Shopping Center e nos bares Cariocas Beer e Café com Bolhas. Já Nova Friburgo tem a programação estendido às praças Demervel Barbosa, do Suspiro, ao Shopping Friburgo e aos bares América, Frichopp, Willa Deguste e Universo Ink.

 

VENDA DE INGRESSOS – ONDE COMPRAR

– Unidades Sesc

Sesc Quitandinha (Petrópolis): Av. Joaquim Rolla, 2

Sesc Nogueira (Petrópolis): Estrada do Calembe 2.000

Sesc Teresópolis: Av. Delfim Moreira, 749

Sesc Nova Friburgo: Av. Pres. Costa e Silva, 231

– Pontos de venda nas cidades

Petrópolis

Shopping Center Vilarejo – Estrada União e Indústria, 10035

Instituto Municipal de Cultura e Esporte: Praça Visconde de Mauá, 305

Teresópolis

Teresópolis Shopping Center: Rua Edmundo Bitencourt, 101

Nova Friburgo

Friburgo Shopping Center: Praça Pres. Getúlio Vargas, 139

– Internet

www.festivalsescdeinverno.com.br

 

Inscrições

Oficina de Teatro | Grupo Bagaceira de Teatro
Sesc Nova Friburgo | Sala de ginástica | dias 24, 25 e 26 de julho | 18h às 21h

Residência Artística | Cia PeQuod – Teatro de Animação
Sesc Quitandinha | Torre Cultural – 4º andar | dias 21, 22, 24, 25, 26, 27, 28 e 29 de julho | 14 às 17h

Residência Artística Eu Danço | Companhia Urbana de Dança
Sesc Nova Friburgo | Sala de Ginástica | 25, 26, 27, 28 e 29 de julho | Grupo A: das 14h às 16 Grupo B: 19h às 21h

Ateliê de Pesquisa e Treinamento em Máscaras Teatrais | Cia dos Bondrés
Sesc Teresópolis | Sala do corpo | de 20, 21, 22, 24, 25, 26, 27, 28 e 29 de julho | 14 às 17h

Residência Cinema Independente com Regina Carmela
Sesc Teresópolis | Sala de Vidro | 24 a 27/07 | 13h às 19h