A imunização foi intensificada pela Prefeitura de Teresópolis após a confirmação da primeira morte por febre amarela no estado, que aconteceu na cidade. Segundo a Secretaria de Saúde, cerca de 5 mil pessoas foram imunizadas na manhã deste sábado (13).

O homem, de 48 anos, que morreu vítima da doença no dia 7 de janeiro, morava no bairro Canoas, zona rural da cidade, segundo informou a Prefeitura. De acordo com a SES, a doença do tipo silvestre foi confirmada na quinta-feira (11) com os resultados dos exames laboratoriais feitos pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Ao todo, o órgão afirma que foram disponibilizadas 14 mil doses, em 19 unidades de saúde. Além disso, 250 profissionais da área estão envolvidos na ação. De acordo com a secretaria, 120 mil pessoas já foram vacinadas no município em 2017, o que representa 80% do público-alvo. A meta é chegar a 150 mil doses.

Na segunda-feira (15), outras 10 mil doses da vacina serão disponibilizadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) e que haverá unidades volantes, com um carro e equipes da área da saúde, para imunizar os moradores das áreas mais distantes.

A vacina é contraindicada para gestantes, mulheres que estão amamentando, crianças até seis meses e pessoas com mais de 60 anos. Idosos, devem apresentar autorização médica.

Segundo a SES, foram disponibilizadas doses suficientes para vacinar 100% da população no município e o órgão recomendou à Prefeitura de Teresópolis que intensifique a vacinação, principalmente nas áreas de mata.