TERESÓPOLIS: ‘Encontro de Proteção e Monitoramento de Defesa Civil da Região Serrana’ reúne representantes de vários municípios em Teresópolis

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Por Gisele Barreto

Na manhã desta segunda-feira, 9, aconteceu no Parnaso (Parque Nacional da Serra dos Órgãos) o primeiro ‘Encontro de Proteção e Monitoramento de Defesa Civil da Região Serrana’ de 2018.  A iniciativa reuniu integrantes do Corpo de Bombeiros, coordenadores e secretários de Defesa Civil de cidades serranas, e contou com a presença do tenente-coronel Bombeiro Militar, Alexandre Pitaluga, Coordenador Regional de Defesa Civil da Região Serrana-REDEC.

“A palavra que define nossos encontros chama-se ‘articulação’, pois a integração entre os governos federal, estadual e municipal faz com que as operações que precisam ser realizadas nas comunidades sejam mais rápidas e eficazes. Assim, quando as secretarias de Defesa Civil, Meio Ambiente, Obras e Assistência Social estão conectadas, fica mais fácil planejar as ações em caso de um evento adverso”, declarou Pitaluga.

Na programação, a importância da articulação entre os municípios; brainstorm sobre as boas práticas efetuadas pelas cidades; pontos de observação ou melhorias implementadas no município; indicações sobre o que pode ser feito para fortalecer o Sistema de Proteção e Defesa Civil, além do apoio ao Corpo de Bombeiros no período de estiagem e incêndios florestais.

O secretário de Defesa Civil de Teresópolis, Cel. Wellington, destacou a importância das reuniões. “Esses encontros são fundamentais e já acontecem há algum tempo na esfera estadual. A novidade é que a partir de agora, Teresópolis passa a sediar os encontros da REDEC”.

Fonte: Prefeitura Municipal de Teresópolis

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.