Foto: Pixabay

Teresópolis e Nova Friburgo recebem capacitação profissional em Educação Especial Inclusiva e Inovação Tecnológica

O programa foi movido pela pedagoga Ellen Alves que buscou a pós-graduação em Educação Especial Inclusiva e Inovação Tecnológica.
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Os municípios de Teresópolis e Nova Friburgo, localizados na Região Serrana do Rio, receberam a especialização de profissionais em Educação Especial Inclusiva e Inovação Tecnológica. A capacitação é oferecida pelo Governo do Estado, através da Fundação Cecierj, em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), e capacitou mais de mil educadores em diversas cidades do Estado.

O programa foi movido pela pedagoga Ellen Alves que buscou a pós-graduação em Educação Especial Inclusiva e Inovação Tecnológica.

Pedagoga Ellen Alves Aluna da 1a turma do curso de especializacao
Ellen Alves – Foto: Divulgação / Governo do Estado do Rio de Janeiro

“Me interessei nessa pós pela necessidade da melhoria do trabalho de inclusão que desempenhamos em nossa escola. Então, busquei no curso instrumentos para aperfeiçoar a minha atuação. Isso tem contribuído demais no meu comportamento em diferentes espaços do ambiente escolar, e me fez refletir em diversos momentos sobre como garantir um processo inclusivo de fato”, destacou a gestora escolar do município de Queimados.

A especialização é a primeira pós-graduação lato sensu voltada para a área de educação especial e inovação tecnológica do Estado do Rio. O curso tem se destacado também em projetos e ações com crianças com síndrome congênita do zika vírus.

“O curso é um passo fundamental para construirmos uma sociedade mais inclusiva e justa. Com esta formação, os profissionais da educação poderão atender às necessidades dos alunos de maneira mais eficaz”, afirmou o presidente da Fundação Cecierj, João Carrilho.

Para a professora Márcia Pletsch, coordenadora da especialização, uma parceria entre a Fundação Cecierj, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, e a UFRRJ, o curso é uma grande conquista para a educação do Estado.

“As aulas são ministradas por pesquisadores de diferentes universidades do Brasil, transmitidas via Youtube. Inserimos video-tutorias realizadas em pequenos grupos de estudantes e professores. Outro aspecto importante foi o desenvolvimento de um Trabalho de Conclusão de Curso, a partir das realidades em que os profissionais atuam, que podem ser desenvolvidos nas escolas e nos municípios. A educação ganha muito com isso”, disse.

Inscrições para a 2ª turma se encerram nesta quarta-feira

As inscrições para a segunda edição do curso em Educação Especial Inclusiva e Inovação Tecnológica estão abertas, e se encerram nesta quarta-feira (19/07). São oferecidas 600 vagas. Os interessados devem se cadastrar exclusivamente pelo SIGAA – Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (https://sigaa.ufrrj.br/sigaa/public/home.jsf ). A especialização será realizada na modalidade semipresencial, com carga horária de 420 horas, na plataforma virtual de aprendizagem da Fundação Cecierj. As aulas terão início no dia 21 de agosto.

A atividades presenciais serão realizadas em 19 polos, entre unidades do Cederj, Faetec e escolas das redes estadual e municipal: Angra dos Reis; Rio de Janeiro; Cabo Frio; Itaperuna; Miguel Pereira; Paracambi; Queimados; São Fidélis; São Gonçalo; São Pedro da Aldeia; Teresópolis; Nova Iguaçu; Magé; Cardoso Moreira; Rio das Flores; Paulo de Frontin; Búzios; Itaguaí; e Nova Friburgo.

Serviço

Inscrição: Até quarta-feira (19/07)

Vagas: 600 vagas

Período do curso: 21/08/2023 a 19/10/2024

Informações e dúvidas: especializacaoufrrjecederj@gmail.com

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.