Os municípios de Teresópolis e Nova Friburgo, localizados na Região Serrana do Rio, receberam a especialização de profissionais em Educação Especial Inclusiva e Inovação Tecnológica. A capacitação é oferecida pelo Governo do Estado, através da Fundação Cecierj, em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), e capacitou mais de mil educadores em diversas cidades do Estado.
O programa foi movido pela pedagoga Ellen Alves que buscou a pós-graduação em Educação Especial Inclusiva e Inovação Tecnológica.

“Me interessei nessa pós pela necessidade da melhoria do trabalho de inclusão que desempenhamos em nossa escola. Então, busquei no curso instrumentos para aperfeiçoar a minha atuação. Isso tem contribuído demais no meu comportamento em diferentes espaços do ambiente escolar, e me fez refletir em diversos momentos sobre como garantir um processo inclusivo de fato”, destacou a gestora escolar do município de Queimados.
A especialização é a primeira pós-graduação lato sensu voltada para a área de educação especial e inovação tecnológica do Estado do Rio. O curso tem se destacado também em projetos e ações com crianças com síndrome congênita do zika vírus.
“O curso é um passo fundamental para construirmos uma sociedade mais inclusiva e justa. Com esta formação, os profissionais da educação poderão atender às necessidades dos alunos de maneira mais eficaz”, afirmou o presidente da Fundação Cecierj, João Carrilho.
Para a professora Márcia Pletsch, coordenadora da especialização, uma parceria entre a Fundação Cecierj, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, e a UFRRJ, o curso é uma grande conquista para a educação do Estado.
“As aulas são ministradas por pesquisadores de diferentes universidades do Brasil, transmitidas via Youtube. Inserimos video-tutorias realizadas em pequenos grupos de estudantes e professores. Outro aspecto importante foi o desenvolvimento de um Trabalho de Conclusão de Curso, a partir das realidades em que os profissionais atuam, que podem ser desenvolvidos nas escolas e nos municípios. A educação ganha muito com isso”, disse.
Inscrições para a 2ª turma se encerram nesta quarta-feira
As inscrições para a segunda edição do curso em Educação Especial Inclusiva e Inovação Tecnológica estão abertas, e se encerram nesta quarta-feira (19/07). São oferecidas 600 vagas. Os interessados devem se cadastrar exclusivamente pelo SIGAA – Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (https://sigaa.ufrrj.br/sigaa/public/home.jsf ). A especialização será realizada na modalidade semipresencial, com carga horária de 420 horas, na plataforma virtual de aprendizagem da Fundação Cecierj. As aulas terão início no dia 21 de agosto.
A atividades presenciais serão realizadas em 19 polos, entre unidades do Cederj, Faetec e escolas das redes estadual e municipal: Angra dos Reis; Rio de Janeiro; Cabo Frio; Itaperuna; Miguel Pereira; Paracambi; Queimados; São Fidélis; São Gonçalo; São Pedro da Aldeia; Teresópolis; Nova Iguaçu; Magé; Cardoso Moreira; Rio das Flores; Paulo de Frontin; Búzios; Itaguaí; e Nova Friburgo.
Serviço
Inscrição: Até quarta-feira (19/07)
Vagas: 600 vagas
Período do curso: 21/08/2023 a 19/10/2024
Informações e dúvidas: especializacaoufrrjecederj@gmail.com
Comentários estão fechados.