Marcos Estrella / TV Globo

Tempo no Rio pode atingir 40°C neste último sábado da primavera Há possibilidade de chuva isolada à tarde na Região Metropolitana e na Baixada Fluminense

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê para este sábado (15) muito sol no Rio de Janeiro. A temperatura pode atingir os 40°C com sensação térmica acima disso. As temperaturas variam de 21°C a 39°C.

O tempo segue firme, com poucas nuvens e possibilidade de chuva isolada à tarde tanto na Região Metropolitana, quanto na Baixada Fluminense.

No domingo (16), o tempo muda pouco: há possibilidade de chuva a tarde, mas a temperatura se mantém estável entre 23°C e 38°C.

O recorde de calor nesta primavera e em todo o ano de 2018 foi batido em Santa Cruz com 39,4°C. De acordo com o Alerta Rio, a sensação térmica chegou a 42°C, também em Santa Cruz, na Zona Oeste.

A temperatura na Região Serrana do Rio também aumentou neste sábado. Em Petrópolis a previsão é de máxima de 30ºC e pode haver pancadas de chuva à tarde e à noite.

O calor da primavera de 2018 será lembrado especialmente pelas altas temperaturas nos últimos dias da estação, em particular nos estados do Sul e do Sudeste. Esta semana, as capitais Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre estabeleceram novos recordes de calor para o ano e São Paulo registrou 2 das 5 maiores temperaturas de 2018.

Na última sexta-feira (14) o a cidade do Rio de Janeiro registrou a maior temperatura no país, com 38,8°C, pelo segundo dia consecutivo, e teve terceira tarde mais quente de 2018.

O calor tende aumentar em particular sobre os estados do Sudeste, do Centro-Oeste e do Paraná com a influência de um sistema de alta pressão atmosférica. O ar fica mais seco nestas áreas, o que reduz a nebulosidade e a chuva facilitando a elevação da temperatura.

Crédito da foto: Marcos Estrella / TV Globo

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.