No próximo domingo (17/02), às 14h, o TEDx Petrópolis realiza um “Open Mic” (Microfone aberto) no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), no Quitandinha. O objetivo será ouvir as propostas de candidatos às palestras do evento oficial que acontece em 13 de abril. Cada candidato inscrito terá 3 minutos para defender suas ideias e outros 3 minutos para responder a uma pergunta da organização do evento.

O TEDx é um programa de eventos locais organizados de forma voluntária e independente e que reúne pessoas para dividir uma experiência ao estilo TED mundial. A sigla TED – Tecnologia, Entretenimento, Design – ultrapassa qualquer limitação imposta pelas palavras: já somos milhões compartilhando ideias no mundo inteiro por meio de palestras inteligentes, inovadoras, transformadoras e extremamente cuidadosas quanto ao seu limite de tempo: o recado é dado em até 18 minutos! Num momento em que o mundo é mais participativo e colaborativo, o TEDx Petrópolis quer dar sua contribuição à cidade.

O Programa vem ganhando força na cidade há três anos. A iniciativa – que reúne temas e em torno de discussões qualificadas sobre a sociedade – serve para reunir pensamentos, vontades e experiências de pessoas que acreditam que, em apenas 18 minutos ou menos, uma ideia possa ser disseminada. Cerca de 5 mil eventos TEDx já foram realizados gratuitamente ao redor do mundo, se transformando numa vivência especial de compartilhamento. As palestras ministradas são depois selecionadas e transformadas em vídeos de TED Talks disseminados em rede, criando oportunidades para que as ideias sejam compartilhadas.

O ponto “X” do “Open Mic” é entender melhor a proposta de cada palestrante e seus temas, buscando a qualidade ideal para atrair mais patrocinadores e apoiadores. Serão 4 horas de evento, e embora fechado ao público, a ideia é criar expectativas… “Estamos selecionando o melhor para o público que estará conosco no grande dia”, dizem os organizadores voluntários.