Estabelecimentos comerciais do Rio de Janeiro começaram a impor limites para a compra de mercadorias por cliente. Alimentos como arroz, óleo e leite possuem quantidade máxima a ser adquirida, a fim de evitar o desabastecimento nos supermercados da capital.
O consumidor ao comprar o arroz, por exemplo, é limitado a levar apenas 10 quilos do alimento. Já o óleo de soja, cinco unidades, enquanto o leite é possível apenas um fardo, contendo 12 caixas, no máximo.
O racionamento acontece em diferentes estabelecimentos comerciais, inclusive, em algumas cidades do Estado do Rio de Janeiro, causando preocupação entre os consumidores.
Vale lembrar que a cesta básica ficou 20% mais cara, nos últimos 12 meses, chegando um saco de cinco quilos de arroz a custar até R$ 40.
Segundo especialistas, o motivo para a alta nos preços é o desequilíbrio entre a oferta e a demanda dos produtos e suas matérias-primas no mercado interno, motivados pela mudança na taxa de câmbio, que resultou na valorização do dólar frente ao real.
Comentários estão fechados.