Sudeste continua com muito calor e risco de chuva forte

Região Serrana do Rio pode ser atingida por pancadas de chuva
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Região Serrana do Rio pode ser atingida por pancadas de chuva

O calor intenso vem marcando presença nestes últimos dias no outono. As pancadas de chuva vão continuar em grande parte do sudeste durante esta segunda-feira (08/04) e há risco de temporais. Por outro lado, parte da região do sul do Brasil deverá continuar com pouca chuva por influência do ar seco sobre parte do país. Uma depressão subtropical deverá causar temporais fortes entre o PR, SP, MG, RJ e ES, associada à formação da ZCOU (Zona de Convergência de Umidade) para as próximas 72 horas. 

No leste do estado de São Paulo, pancadas de chuvas fortes deverão ocorrer até madrugada, devido à formação de uma depressão subtropical assim sinalizada por alguns modelos de superfície em 850 hPa, GFS. Ao longo do dia, o sol poderá brilhar forte em algumas regiões do centro-oeste, sudeste e nordeste. São pancadas de chuvas fortes, acompanhadas de descargas elétricas, vendavais de 100 km/h e queda de granizo, associadas ao calor e à umidade.

O calorão e a umidade do ar, disponíveis na atmosfera, ajudam a formar nuvens carregadas também sobre o centro-sul de Minas Gerais, inclusive na Grande Belo Horizonte e sobre o centro-sul do Rio de Janeiro, incluindo a região serrana e o Grande Rio e ocorrem algumas pancadas de chuva. “Embora a chuva aconteça em pequenas áreas nesses estados, nos locais atingidos, poderão ocorrer incidência de raios e ser de moderada a forte”, associada a ZCOU.

Essas condições poderão ocasionar em tempo severo em alguns estados, segundo projeções GFS, ECMWF da NOAA. A ZCOU contribuirá em linhas de instabilidades (LI) se intensificando até a madrugada, com risco para inundações, enchentes, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.