O CA Osasuna é um clube em alta e isso também fica claro nas redes sociais. Nos últimos meses, deram um passo significativo em múltiplas plataformas digitais, fazendo-o para se aproximarem ainda mais dos seus fãs e alcançarem novos públicos. “No início da temporada mal tínhamos 950.000 seguidores em todas as nossas redes sociais, mas há poucos dias ultrapassamos os 2.000.000, pelo que o crescimento foi incrível”, afirmou o clube navarro.
Como ‘Osasuna nunca desiste’ aumentou a contagem de seguidores e o alcance internacional
Para contextualizar, o canto ‘Osasuna nunca desiste’ é aquele que se refere a um sentimento de resistência e que foi cantado no Estádio El Sadar do clube na última década. Em 2017, o nativo de Pamplona, Eneko Elósegui, fez uma viagem de caridade a Uganda e gravou um vídeo com algumas crianças de Uganda cantando o famoso canto. Ele o enviou para seus amigos mais próximos e familiares sem pensar que atingiria os níveis de viralidade que atingiu. Desde então, teve milhões de reproduções no TikTok, Instagram e YouTube, com o vídeo de 20 segundos se tornando viral em todo o mundo. Já foi cantado em excursões e playgrounds por crianças em toda a Espanha e até na América do Sul.
Discutindo este fenômeno viral, o clube disse: “Detectamos imediatamente que ‘Osasuna nunca desiste’ estava funcionando muito bem no TikTok e, em apenas alguns dias, projetamos vários conteúdos através do nosso departamento digital para capitalizar isso. Nos últimos meses, divulgamos vários vídeos relacionados a esse canto e isso nos permitiu aproveitar cerca de 15% da atração global que a hashtag associada teve nesta rede social.”
Claro, o clube entendeu que esse fenômeno viral era uma oportunidade de se conectar com um público mais jovem. Eles afirmaram: “Obviamente, tivemos que preparar conteúdos muito diferentes para esta plataforma de mídia social específica e para seu público médio muito jovem. Na verdade, praticamente todos os posts que são carregados lá foram projetados especificamente para esta plataforma.” Graças a isso, o perfil do clube no TikTok é um dos mais seguidos de todos os clubes da LaLiga.
11,2% dos seguidores são da China
O CA Osasuna agora tem perfis nas redes sociais em espanhol, basco, inglês e árabe, e também está presente na China por meio do Sina Weibo, a principal rede social do país asiático. Como explicou o clube: “Utilizamos o Sina Weibo para uma comunicação mais básica do que com as restantes redes sociais, sobretudo no sentido de promover o clube, a cidade e a região. Entendemos que muitos dos seguidores não conhecem muito sobre o clube, por isso estamos tentando priorizar esse conteúdo específico. Estamos tentando refletir que somos um clube que possui uma grande base de juniores e que possui mais de 100 anos de história, por isso promovemos conteúdos históricos”.
O compromisso do clube em fornecer conteúdo para o público internacional também é evidente nos dados que o clube divulgou detalhando onde estão seus seguidores. Isso mostrou que 63% dos seguidores do CA Osasuna nas mídias sociais são de fora da Espanha. A região com mais seguidores internacionais é a China (223.000 seguidores, 11,2% do total). Sobre o sucesso por lá, o clube disse que foi conquistado “em parte graças ao apoio da LaLiga, que já tinha experiência de trabalho na China, e isso nos ajudou muito”.
A comercialização dos direitos televisivos, a evolução das novas tecnologias e, claro, o boom das redes sociais levaram os clubes de futebol europeus a encontrar cada vez mais oportunidades de negócio para além das suas próprias fronteiras. Nesse sentido, o esforço do CA Osasuna na China tem ajudado o clube a “fechar acordos de patrocínio na região”, enquanto “o departamento de marketing já pode falar com empresas da região com base em quase cinco anos de experiência em comunicação em Chinês”.
Outro país com importante número de torcedores é o Marrocos. O CA Osasuna é conhecido por ser um time em grande parte local, com muitos jogadores espanhóis e geralmente apenas alguns estrangeiros. No entanto, ter um jogador estrangeiro sempre ajuda no desenvolvimento internacional, e a incorporação de Ez Abde no verão passado foi um grande exemplo disso no caso do CA Osasuna. O clube revelou: “Conseguimos atrair mais de 100.000 torcedores marroquinos nos últimos seis meses. Estamos particularmente orgulhosos disso e queremos continuar a atrair fãs que se identificam com a nossa forma de entender o futebol onde quer que estejam.”
Ter atingido os dois milhões de seguidores nas redes sociais é um grande sucesso para o clube, principalmente se levarmos em conta também o fato de que a área digital era pouco desenvolvida até pouco tempo atrás. O compromisso de mudar isso foi fundamental para o crescimento da mídia social. “Tudo isso exigiu um esforço significativo em apenas alguns anos, porque o CA Osasuna estava em uma situação muito complicada e estava ficando para trás no campo digital em comparação com a maioria das equipes da LaLiga.” Mas o CA Osasuna conseguiu recuperar o atraso, porque este é um clube que nunca desiste, nem dentro nem fora do campo, sobretudo no digital.
Comentários estão fechados.