Solidariedade em dose dupla: campanha de doação de sangue arrecada alimentos para a APPO

A cada bolsa sanguínea doada no Banco de Sangue Santa Teresa, Grupo Terê Frutas enviará 1kg de alimento não perecível à APPO
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

O Banco de Sangue Santa Teresa uniu-se ao Grupo de Supermercados Terê Frutas, de Petrópolis, em prol da solidariedade, com uma campanha de sensibilização de doadores que acontece até 15 de novembro.

Durante este período, os doadores entram numa grande corrente do bem que salva vidas, pois, a cada bolsa de sangue doada na unidade, a rede de supermercados enviará 1kg de alimento não perecível para a Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos (APPO). Os primeiros doadores serão contemplados com uma ecobag alusiva à campanha.

O Banco de Sangue ressalta que uma doação de sangue pode salvar até quatro vidas e, mais do que nunca, é importante que as pessoas se conscientizem sobre a importância de doarem sangue, pois as demandas vêm aumentando em razão da retomada da vida social, do retorno de cirurgias eletivas, além dos pacientes que prosseguem em tratamentos de Covid, anemias, câncer, dentre outros procedimentos.

“Essa campanha em parceria com o Grupo de Supermercados é uma oportunidade que as pessoas têm de participar de uma grande corrente do bem pela vida, pois, ao doarem sangue, estão exercendo a capacidade de olhar para o outro e exercer o nobre gesto da empatia e da solidariedade”, afirma Vinícius Pereira, captador do Banco de Sangue Santa Teresa.

De acordo com João Marcos Carreiro, presidente do Grupo de Supermercados Terê Frutas, ações beneficentes fazem parte do DNA da empresa, que durante a pandemia vêm contribuindo em diferentes causas, com mais de 30 toneladas de alimentos. “Pessoas são a nossa razão e isso se reflete não só na qualidade dos nossos produtos e atendimento, mas também no relacionamento com nossos clientes, colaboradores e comunidade. Ter a oportunidade de mais uma vez servir a nossa cidade através da conscientização para a doação de sangue e ainda colaborar com alimentos junto à APPO, é um privilégio e esperamos tornar isso uma tradição”, ressalta João Marcos.

Para melhor atender aos doadores, com agilidade e conforto, o Banco de Sangue Santa Teresa funciona diariamente, das 7h às 18h, inclusive aos domingos e feriados, na Rua Doutor Paulo Hervê, 1130, no bairro Bingen, ao lado do Banco Bradesco.

A instituição segue rigorosamente todos os protocolos de segurança contra a Covid-19 e por isso conquistou o selo Covid Free de Excelência, concedido pelo IBES – Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde, em reconhecimento por manter as melhores práticas de prevenção e enfrentamento da pandemia de coronavírus.

Requisitos básicos para doação de sangue:
• Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH, etc.) em bom estado de conservação;
• Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação);
• Não é permitido realizar doação acompanhado de menores de 12 anos (exceto se o menor estiver acompanhado de dois adultos, sendo necessário o revezamento dos mesmos enquanto acontece a doação);
• Estar em boas condições de saúde;
• Pesar no mínimo 50 kg;
• Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
• Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar 3 horas. Não é necessário estar em jejum;
• Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e língua (12 meses após a retirada);
• Não ter diabetes em uso de insulina;
• Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;
• Não ter tido Doença de Chagas ou Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST);
• Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 7 dias após cessarem os sintomas para realizar doação de sangue;
• Aguardar 48h para doar caso tenha tomado a vacina da gripe, desde que não esteja com nenhum sintoma;
Consulte nossa equipe em casos de hipertensão, uso de medicamentos e cirurgias.
Critérios específicos para o Coronavírus:
• Se teve contato com paciente positivo ou com suspeita de COVID-19, aguardar 14 dias;
• Se contraiu COVID-19, aguardar 30 dias;
• Aguardar 48h caso tenha tomado a vacina Coronavac/Sinovac e 7 dias caso tenha tomado a AstraZeneca, Pfizer ou Janssen;
• Candidatos que viajaram para o exterior devem entrar em contato com o Banco de Sangue para entender o período que não pode doar (varia de país a país).

Serviço
Banco de Sangue Santa Teresa
Novo endereço: Rua Doutor Paulo Hervê, 1130, Bingen
Telefones: (24) 2245-2324 | WhatsApp: (24) 99269-4355
Atendimento: Diariamente, das 7h às 18h; incluindo sábados, domingos e feriados. Estacionamento gratuito no Shopping Center Badia, na Rua Doutor Paulo Hervê, 1375, Bingen.

Fonte: Divulgação

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.