Como parte das celebrações oficiais dos 469 anos da cidade de São Paulo, o prefeito Ricardo Nunes e o governador do estado, Tarcísio de Freitas, participaram de quatro atividades nesta quarta-feira (25), na região central da capital. Fundada em 25 de janeiro de 1554, a capital leva esse nome pois na mesma data se comemora a conversão do apóstolo Paulo de Tarso, o São Paulo.
Logo pela manhã, as autoridades acompanharam um ato cívico, no Pateo do Collegio. Durante a cerimônia foram colocadas coroas de flores em frente ao Monumento Glória Imortal aos Fundadores de São Paulo.
O prefeito Ricardo Nunes destacou que a cidade vem crescendo não só na questão populacional. “Nesses anos a cidade foi se transformando do ponto de vista urbanístico, de tamanho, de população, mas, também, se consolidando como uma cidade acolhedora, de todos. Uma cidade com suas características próprias e que desponta como uma das melhores cidade do mundo”, disse.
Tendo o multiculturalismo como uma de suas marcas, a cidade global abraça grandes comunidades de países como Israel, China, Japão, Itália, Bolívia, Peru, Portugal, entre outros, além dos brasileiros que chegam de outras regiões para tentar a vida na grande metrópole.
Segundo o governador, a cidade de São Paulo é referência para o Brasil para o mundo. “Essa grande metrópole é acolhedora, referência na gastronomia, na cultura, no esporte, nos negócios e no turismo”, afirmou Tarcísio de Freitas.
A presença dos imigrantes que se fixaram na cidade impactou tanto que o resultado pode ser visto na arquitetura, gastronomia, cultura e em diversos outros aspectos em todas as regiões da capital.
Com o tema “São Paulo, o Mundo Se Encontra Aqui”, as comemorações promovidas pela Prefeitura de São Paulo seguem até o próximo domingo (29).
Missa
Após a cerimônia, as autoridades caminharam até a Catedral Metropolitana de São Paulo (Catedral da Sé), para acompanhar a missa de aniversário de São Paulo presidida pelo cardeal arcebispo metropolitano, Dom Odilo Pedro Scherer.
Bom Prato
Ainda na região central, Ricardo Nunes e Tarcísio de Freitas almoçaram no restaurante Bom Prato, que tem como objetivo oferecer refeições saudáveis e de alta qualidade a custo acessível à população de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade, da Rua 25 de Março.
Atualmente, o Governo do Estado conta com 24 unidades do Bom Prato na capital, sendo que duas delas (M’Boi Mirim e Parelheiros) são mantidas em parceria com a Prefeitura de São Paulo.
Mercadão
Finalizando as agendas na região central, as autoridades seguiram para o Mercado Municipal, que está completando 90 anos, onde acompanharam a celebração em homenagem a data.
Além do tradicional bolo de aniversário, durante o evento houve o lançamento do livro “90 Anos do Mercadão”, de Guto Ambar, e a abertura da exposição “A História do Mercadão”.
Veículos de coleta com combustíveis alternativos
No estacionamento do Mercadão, a população pôde conhecer os veículos de coleta das concessionárias Loga e Ecourbis movidos a combustíveis alternativos (energia elétrica e biometano). Este é um passo importante em prol do Plano de Ação Climática de São Paulo.
A grande novidade é o veículo movido a biometano, que utiliza o gás gerado a partir dos resíduos sólidos coletados pelas empresas, sem perda de eficiência. Um combustível renovável, derivado da decomposição de resíduos orgânicos e semelhante ao gás natural, e que possibilita a diminuição das emissões de dióxido de carbono e metano na atmosfera.
Comentários estão fechados.