Foto: Divulgação/Prefeitura de São Paulo

Solenidades abrem as celebrações oficiais do aniversário de São Paulo

Durante a cerimônia foram colocadas coroas de flores em frente ao Monumento Glória Imortal aos Fundadores de São Paulo.
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Como parte das celebrações oficiais dos 469 anos da cidade de São Paulo, o prefeito Ricardo Nunes e o governador do estado, Tarcísio de Freitas, participaram de quatro atividades nesta quarta-feira (25), na região central da capital. Fundada em 25 de janeiro de 1554, a capital leva esse nome pois na mesma data se comemora a conversão do apóstolo Paulo de Tarso, o São Paulo.

Logo pela manhã, as autoridades acompanharam um ato cívico, no Pateo do Collegio. Durante a cerimônia foram colocadas coroas de flores em frente ao Monumento Glória Imortal aos Fundadores de São Paulo.

O prefeito Ricardo Nunes destacou que a cidade vem crescendo não só na questão populacional.  “Nesses anos a cidade foi se transformando do ponto de vista urbanístico, de tamanho, de população, mas, também, se consolidando como uma cidade acolhedora, de todos. Uma cidade com suas características próprias e que desponta como uma das melhores cidade do mundo”, disse.

Tendo o multiculturalismo como uma de suas marcas, a cidade global abraça grandes comunidades de países como Israel, China, Japão, Itália, Bolívia, Peru, Portugal, entre outros, além dos brasileiros que chegam de outras regiões para tentar a vida na grande metrópole.

Segundo o governador, a cidade de São Paulo é referência para o Brasil para o mundo. “Essa grande metrópole é acolhedora, referência na gastronomia, na cultura, no esporte, nos negócios e no turismo”, afirmou Tarcísio de Freitas.

A presença dos imigrantes que se fixaram na cidade impactou tanto que o resultado pode ser visto na arquitetura, gastronomia, cultura e em diversos outros aspectos em todas as regiões da capital.

Com o tema “São Paulo, o Mundo Se Encontra Aqui”, as comemorações promovidas pela Prefeitura de São Paulo seguem até o próximo domingo (29). 

Missa

Após a cerimônia, as autoridades caminharam até a Catedral Metropolitana de São Paulo (Catedral da Sé), para acompanhar a missa de aniversário de São Paulo presidida pelo cardeal arcebispo metropolitano, Dom Odilo Pedro Scherer.

Bom Prato

Ainda na região central, Ricardo Nunes e Tarcísio de Freitas almoçaram no restaurante Bom Prato, que tem como objetivo oferecer refeições saudáveis e de alta qualidade a custo acessível à população de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade, da Rua 25 de Março.

Atualmente, o Governo do Estado conta com 24 unidades do Bom Prato na capital, sendo que duas delas (M’Boi Mirim e Parelheiros) são mantidas em parceria com a Prefeitura de São Paulo.

Mercadão

Finalizando as agendas na região central, as autoridades seguiram para o Mercado Municipal, que está completando 90 anos, onde acompanharam a celebração em homenagem a data.

Além do tradicional bolo de aniversário, durante o evento houve o lançamento do livro “90 Anos do Mercadão”, de Guto Ambar, e a abertura da exposição “A História do Mercadão”.

Veículos de coleta com combustíveis alternativos

No estacionamento do Mercadão, a população pôde conhecer os veículos de coleta das concessionárias Loga e Ecourbis movidos a combustíveis alternativos (energia elétrica e biometano). Este é um passo importante em prol do Plano de Ação Climática de São Paulo.

A grande novidade é o veículo movido a biometano, que utiliza o gás gerado a partir dos resíduos sólidos coletados pelas empresas, sem perda de eficiência. Um combustível renovável, derivado da decomposição de resíduos orgânicos e semelhante ao gás natural, e que possibilita a diminuição das emissões de dióxido de carbono e metano na atmosfera.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.