Foto: Shutterstock/Reprodução

Sobrepeso pode complicar sintomas da Covid-19, mesmo em casos leves da doença

Segundo os resultados das pesquisas, os participantes com obesidade ou que indicavam certo grau de sobrepeso tiveram mais tosse e falta de ar.
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Nesta altura da pandemia do novo Coronavírus, já não é novidade que a obesidade é um fator de risco para quem contrai a Covid-19. Dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC, na sigla em inglês), inclusive, já apontaram que a condição aumenta em até 108% o risco de intubação, associando o excesso de peso a casos graves da doença.

No entanto, uma recente pesquisa publicada na Influenza and Other Respiratory Viruses e divulgada pelo Medical Xpress, indicou que o sobrepeso e a obesidade podem colaborar para uma piora dos sintomas, principalmente respiratórios, mesmo em pacientes com a forma mais branda da Covid-19.

O estudo acompanhou 552 adultos, crianças e adolescentes infectados pela Covid-19. O índice de massa corporal (IMC) foi medido para identificar pessoas com sobrepeso e obesidade e, assim, analisar as dificuldades de recuperação de cada um.

Segundo os resultados, os participantes com obesidade ou que indicavam certo grau de sobrepeso tiveram mais tosse e falta de ar. Também foi observado que os adolescentes com a condição eram mais propensos a ter a doença de forma sintomática com sintomas e com duração dos problemas respiratórios de forma mais longa, quando comparados aos adolescentes sem obesidade ou sobrepeso.

Os adultos com excesso de peso também apresentaram mais sintomas respiratórios e com maior durabilidade. As crianças foram as que menos tiveram sintomas quando comparadas aos adultos e adolescentes.

Para a equipe de pesquisadores, “os dados ressaltam a necessidade de garantir a vacinação contra a Covid-19 de indivíduos com sobrepeso e obesidade”, destacou a autora sênior Pia S. Pannaraj, da University of Southern California.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.