Site da Biblioteca Municipal já tem mais de 95 mil livros catalogados

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Um acervo que inclui obras raras, algumas até do século 18. Naquele tempo, mal se imaginava que hoje em dia a tecnologia também estaria a favor da literatura. A Biblioteca Central Municipal Gabriela Mistral, que tem mais de 150 mil volumes, já conta com 95 mil livros catalogados em seu site (bibliotecamunicipal.petropolis.rj.gov.br). E já está trabalhando para disponibilizar online algumas obras raras completas. Entre as que já podem ser conferidas na internet está o livro Algumas reflexões sobre a philosophia de Farias Brito, de Jackson de Figueiredo, do ano de 1916.

Segundo a gerente da biblioteca, Maria Luísa Rocha Melo, o site é um facilitador para que as pessoas identifiquem as obras que estão disponíveis não só na Biblioteca Central como também nas salas de cultura nos distritos, como as de Nogueira e de Pedro do Rio.  Os títulos vêm sendo catalogados diariamente desde 1992. “É um trabalho que não para, estamos atualizando o site constantemente. No portal, as pessoas têm todas as informações sobre o livro e sobre onde encontrar para o empréstimo”, explica ela.

No caso das obras raras a tecnologia também facilita os leitores e pesquisadores, já que a maioria não pode ser manuseada pelo público, como é a situação do livro de Jackson Figueiredo, pela importância da obra e porque ela ainda passa por um inventariado. “Estamos começando agora esse processo de disponibilizar a obra completa na internet. Isso faz com que as pessoas conheçam as obras raras que temos no nosso acervo, mas que não podem ser manipuladas. É uma forma de disseminar a informação”, destaca Maria Luísa.

No site também estão catalogados artigos, jornais, vídeos e documentos. A biblioteca, que é considerada a terceira mais importante do estado, fica aberta de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h. O espaço é administrado pelo Instituto Municipal de Cultura e Esportes e fica no Centro de Cultura Raul de Leoni, no Centro de Petrópolis.

Fonte: IMCE

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.