A CPTrans está reforçando a sinalização de trânsito para a Bauernfest. Nesta quarta-feira (12.06), a companhia realizou a colocação de balizadores em ruas como a 13 de Maio, Praça da Liberdade, Montecaseros e Paulino Afonso. O objetivo é regular o trânsito impedindo as conversões irregularidades em vias com grande fluxo de veículos. A sinalização horizontal também está sendo feita, com a pintura de meio-fio e faixas de pedestres. A partir de sexta-feira (14), quando tem início da Festa do Colono Alemão, a companhia irá fechar outras ruas – todas áreas residenciais, para evitar que estacionamento de veículos irregulares nesses locais impeçam os moradores de entraram ou saírem de suas casas.

Na Rua 13 de Maio, a implementação de balizadores móveis visa impedir a conversão à esquerda em um trecho de aproximadamente 100m. O equipamento impede a manobra que atrapalharia ambas as vias, parando o fluxo de veículos. Também foram colocados balizadores flexíveis próximo à faixa de pedestres da Catedral São Pedro de Alcântara. Na Avenida Koeler, também foram disponibilizados os equipamentos com objetivo principal de garantir a segurança dos pedestres.

“Esses equipamentos ficarão fixados até a desmontagem da festa, após o dia 30 de junho. Estamos trabalhando para minimizar o impacto do trânsito e garantir o melhor cenário possível tanto ao petropolitano quanto ao visitante da festa”, destaca o diretor técnico e operacional da CPTrans, Luciano Moreira, lembrando que agentes de trânsito e guardas civis estão atuando e podem auxiliar os motoristas principalmente nos horários de pico.

As mudanças previstas a partir desta sexta-feira incluem o fechamento das ruas Walter Bretz, na Piabanha, a Domingos de Souza Bastos, na 13 de Maio, a Almirante Tamandaré na Rua D. Pedro, a Machado de Assis na Monsenhor Bacelar e também a José Bonifácio – todas elas liberadas apenas para moradores. As alterações incluem a colocação de mão única em um trecho de 200 metros da Montecaseros, entre o Colégio Santa Catarina e o Gehren – já executada. Há, também, possibilidade de fechamentos intermitentes do acesso ao Bingen pela 13 de Maio.

Vias alternativas são opção para fugir no trânsito

A CPTrans também disponibiliza um mapa para apontar áreas que os usuários podem utilizar para evitar as ruas do Centro. Para acessar a área do Bingen, por exemplo, saindo de Itaipava, a indicação é seguir pela União e Indústria até a Avenida Barão do Rio Branco, utilizar a Rua Professor Stroele (Quarteirão Brasileiro) até a Rua Mosela, de onde pode seguir ao Campo do Serrano para o Quarteirão Ingelheim e acessar a Rua Bingen. A via, por ser mão dupla em praticamente todo o trecho, pode ser utilizada para quem fazer o caminho inverso.

Do Bingen ao Quitandinha a dica é usar o Vila Militar, passando pelo Valparaíso. Outra opção de passagem para o Valparaíso é a utilização da Comunidade Oswaldo Cruz – que dá acesso ao Cemitério Municipal. Já a partir do Itamarati, a opção é utilizar o Alto da Serra. A dica é usar as Ruas Silva Jardim, Santos Dumont, Albino Siqueira até a Praça Pasteur para onde pode seguir tanto para o Alto da Serra, quanto para o Quitandinha.

Todas as alterações viárias já foram passadas pela equipe da CPTrans ao aplicativo de celular Waze, que poderá ser um grande aliado dos motoristas petropolitanos para os dias da festa. O App está disponível em todas as plataformas na loja on-line de cada sistema operacional.